Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1623
Título: O turismo ecológico como fonte de renda e resgate cultural do município de Belém – PB
Autor(es): Rosa, Samantha Rodrigues da
Palavras-chave: Turismo
Planejamento
Desenvolvimento
Data do documento: 19-Ago-2013
Resumo: Pensando na perspectiva econômica e cultural de revalorização da cultura, viu-se no turismo uma grande oportunidade de ascensão, o que tem se verificado no cenário mundial, brasileiro e paraibano como um todo. Inúmeros são os projetos desenvolvidos baseados nas premissas do desenvolvimento, porém, muitos destes projetos não têm sido “desenvolvidos” de forma eficaz, seja do ponto de vista social, ambiental e até mesmo o fator econômico que contemple a todos e não a uns poucos. O trabalho aqui desenvolvido no decorrer do curso de especialização em Geografia visa estabelecer uma relação entre cultura, natureza e turismo como resgate cultural da comunidade onde se realiza a pesquisa, no caso o município de Belém-PB, bem como utilizar esta valorização da cultura para a geração de renda para os munícipes Para a realização do trabalho foi realizada pesquisa de gabinete com consultas a monografias, livros, artigos científicos, entre outros. Na pesquisa de campo foram feitas visitas a órgãos públicos, como o SEBRAE e Prefeitura Municipal e conversas informais com moradores locais. Há neste trabalho uma caracterização da cultura belenense, como danças e folguedos, enumeração dos possíveis pontos turísticos do município de Belém e o debate sobre turismo, planejamento e desenvolvimento da atividade turística em pequenas comunidades. É apresentado um diagnóstico do município de Belém quanto a atividade turística e as discussões decorrentes para a implantação da atividade.
Descrição: ROSA, S. R. da. O turismo ecológico como fonte de renda e resgate cultural do município de Belém – PB. 2012. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1623
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samantha Rodrigues da Rosa.pdfSamantha Rodrigues da Rosa1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.