Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16234
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Lígia Ferreira Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-18T12:04:05Z | - |
dc.date.available | 2018-04-18T12:04:05Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16234 | - |
dc.description | BRITO, L. F. N. de. Geografia: estágio supervisionado preparação para docência, ensino fundamental e EJA - Relato de vivências. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo trata do relato de experiências do Estágio Supervisionado. Este momento no curso considerei como fundamental, pois foi onde começou a realmente, se estrutura a questão da docência, pois no decorrer das etapas o processo de ser professor sai da teoria e foi vivenciado dentro das atividades práticas. A disciplina de estágio supervisionado, ofertada pelo curso de graduação de Licenciatura Plena em Geografia, é requisito obrigatório para a grade curricular, mas merece destaque ainda maior, principalmente no que se refere à aproximação efetiva do ambiente escolar para os futuros professores, e o processo em que se aliam os conhecimentos teóricos aos práticos. Neste caso nos referimos à experiência em sala de aula do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, o que tornou a experiência ainda mais enriquecedora e cheia de novos significados para a formação dos futuros profissionais de ensino. Serão explicitadas as etapas principais do processo da prática da disciplina que fora realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Catarina de Sousa Maia; desde o primeiro contato com a escola até o encerramento das atividades. Como referência bibliográfica alguns autores nos acompanharam nas reflexões e planejamentos tais como Pimenta (2010), Freire (1970), Silva (2011), entre outros. Concluímos que há uma importância essencial na práxis educativa que fora vivenciada através do estágio supervisionado. Utilizando a forma qualitativa observou se que se levou para o pessoal que estiveram na área do estágio, à reflexão e compreensão de sua intervenção no espaço em que vivem. Assim, foi construído possibilidades para a compreensão da teoria e a realidade escolar a qual estivemos inseridos. Neste sentido, percebemos que os saberes responsáveis pela formação de um professor de geografia, em sua totalidade, vão muito além daqueles adquiridos na academia (pedagógicos e científicos), eles são mais amplos e complexos e se organizam a partir do sentido de ser e estar professor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francineide Pereira Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professor | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.title | Geografia: estágio supervisionado preparação para docência, ensino fundamental e EJA - Relato de vivências | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lígia Ferreira Nunes de Brito.pdf | 4.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.