Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16279
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Belarmino, Marina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-19T12:01:04Z | - |
dc.date.available | 2018-04-19T12:01:04Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16279 | - |
dc.description | BELARMINO, M. da S. A contribuição do estágio supervisionado na formação docente. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar a prática do Estágio Supervisionado no curso da Universidade Estadual da Paraíba, no Centro de Humanidades, do Campus III/Guarabira/PB e sua contribuição para a formação docente. Para tanto, fez-se necessário resgatar um pouco do histórico do curso de Pedagogia no Brasil, articulado com o histórico do curso nesse Campus, buscando identificar a compreensão de estágio para os discentes, docentes atuantes nesse curso e representantes da escola campo para que além de compreender a concepção de estágio também identifique os avanços e dificuldades enfrentados. O desejo de realizar esse trabalho iniciou-se durante os estágios supervisionados em que fomos identificando as problemáticas enfrentadas nesse percurso de formação. Além de que nesses momentos descobríamos que os princípios que regem a pesquisa também norteiam o processo ensino-aprendizagem e os saberes que fundamentam a formação do Pedagogo. Optamos pela escolha da pesquisa-ação, pois de acordo com Ghedin (2011) ao esse tipo de pesquisa investe em conceber a pesquisa e a ação devem caminhar juntas, tendo em vista a transformação da prática. Para isso como não podíamos pesquisar todo o universo de escolas do estágio, o recorte foi uma das escolas campo, o Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho e sendo imenso o número de estagiários decidimos por uma amostra desse universo, tendo como participantes discentes que estavam vivenciando o momento do estágio, professor da escola/campo e professoras responsáveis pelo estágio, na universidade. As análises conduziram para uma reflexão aprofundada das vivências em estágio e demonstraram sua importância na formação profissional, na qualificação da produção dos saberes docentes e das grandes dificuldades enfrentadas nessa etapa formativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rita de Cássia Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.title | A contribuição do estágio supervisionado na formação docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marina da Silva Belarmino.pdf | PDF - Marina da Silva Belarmino | 10.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.