Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/163
Título: Estado nutricional de zinco em crianças que frequentam creches do estado da Paraíba
Autor(es): Rocha, Ana Carolina Dantas
Palavras-chave: Nutrição
Criança
Creche
Alimentação
Dieta
Botânica
Data do documento: 13-Set-2012
Resumo: Objetivos: Avaliar o estado nutricional de zinco de crianças assistidas em creches do estado da Paraíba. Métodos: O estado nutricional de zinco de 235 crianças pré-escolares foi avaliado através das concentrações de zinco no soro, da ingestão dietética de zinco e da estatura para idade, como recomendado pelo International Zinc Consultative Group. As concentrações séricas de zinco foram determinadas por espectrofotometria de Absorção Atômica de Chama, considerando deficiência de zinco valores < 65 µmol/L. O consumo alimentar foi registrado mediante o recordatório de 24 horas, considerando a alimentação da criança no dia anterior e o consumo de alimentos na creche, e foi analisada a inadequação dietética de zinco de acordo com as necessidades médias estimadas de zinco segundo etapa da vida e tipo de dieta estabelecidas pelo International Zinc Consultative Group. Adotou-se o Padrão de Crescimento Infantil da Organização Mundial da Saúde, para o índice estatura para idade, considerando-se em déficit de estatura as crianças que apresentaram esse índice dois escores z abaixo do valor mediano da população de referência. Empregou-se o teste "t" ou ANOVA na análise estatística, programa SPSS-16.0. Resultados: As prevalências de deficiência de zinco no soro, inadequação dietética de zinco e déficit de estatura foram de 16,2%, 16,6% e 7,7%, respectivamente. A média de zinco no soro foi estatisticamente menor nas crianças de mães com baixo peso em comparação com as crianças de mães com peso normal. Conclusões: As crianças estudadas apresentaram risco moderado de deficiência de zinco, pois são indicadas prevalências significativas de baixos níveis séricos de zinco, de consumo inadequado de zinco e de desnutrição crônica.
Descrição: ROCHA, A. C. D. Estado nutricional de zinco em crianças que frequentam creches do estado da Paraíba. 2010. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/163
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina Dantas Rocha.pdfAna Carolina Dantas Rocha1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.