Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jucicléia dos Santos-
dc.date.accessioned2018-04-19T12:36:23Z-
dc.date.available2018-04-19T12:36:23Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 028.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16311-
dc.descriptionSILVA, J. dos S. Práticas educativas na creche e o uso das histórias em quadrinho na formação leitora. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA história em quadrinhos, como meio de representação social, propicia uma formação leitora proficiente, uma vez que a relação imagem e texto possibilita uma aprendizagem lúdica e prazerosa. Na atualidade, a utilização de práticas educativas com uso de quadrinhos é recorrente no ambiente escolar, no entanto, na contextura da creche é pouco utilizado. Nesta perspectiva, buscamos indagar, como os professores da Educação Infantil podem desenvolver práticas educativas na creche, utilizando as Histórias em Quadrinhos, vislumbrando a formação leitora? Neste sentido, este estudo tem como objetivo de apresentar propostas educativas, que possibilite na Educação Infantil, uma formação leitora proficiente, a partir do uso das histórias em quadrinhos. A abordagem metodológica desta pesquisa configura-se como qualitativa em educação, inicialmente bibliográfica e documental, posteriormente exploratória. Utilizamos como técnica para a coleta dos dados a observação participante e intervenção por meio de oficinas pedagógicas. Os sujeitos desta pesquisa foram alunos do Maternal II, da creche Lídia Mesquita Ramalho. Como referencial teórico trabalhamos com os autores como: Alcântara (2009) Calazans (2008), DCN’s (2013), Duarte (2016), Ganzeli (2012), Oliveira (2011), RCNEI (1998), Vergueiro (2009). A utilização das Histórias em Quadrinhos na Educação Infantil, oferece meios/recursos que podem ser utilizados para despertar nas crianças o gosto pela leitura, como também possibilita a familiarização das letras, palavras, a partir de textos verbais e não verbais, sem sair da rotina diária da creche, tendo em vista que as histórias em quadrinhos, ante a sua diversidade temática, possibilitam o trabalho interdisciplinar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação leitorapt_BR
dc.titlePráticas educativas na creche e o uso das histórias em quadrinho na formação leitorapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucicleia dos Santos Silva.pdfPDF - Jucicleia dos Santos Silva8.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.