Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16378
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Francimary Pires de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T17:58:09Z | - |
dc.date.available | 2018-04-23T17:58:09Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16378 | - |
dc.description | MOURA, F. P. de. Interação universidade – escola: Motivação para a aprendizagem de Química. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A rejeição pela disciplina de “Química”, interpretada pelos alunos do ensino médio como uma matéria de difícil compreensão e com pouca aplicação prática, indica a falta de familiaridade de grande parte dos estudantes com a área de ciências exatas. As aulas de química, na maioria das vezes, são ministradas teoricamente, abstraídas de exemplos concretos da natureza. Assim, não é despertado o interesse e a curiosidade dos adolescentes pela disciplina, com reflexos no rendimento escolar e, quem sabe, afastando futuros profissionais para a área. Visando a aproximação dos estudantes com o estudo da química, foi desenvolvido um projeto cujo objetivo foi possibilitar que os estudantes conhecessem a Química de forma prática com visitas monitoradas aos laboratórios de ensino e pesquisa e outros setores da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. As ações foram realizadas de forma dinâmica, com conversas informais sobre a importância da Química em nosso cotidiano, logo em seguida aplicaram-se questionários exploratórios com intuito de identificar a relação de afinidade dos alunos com a matéria. O público alvo foram os alunos da rede pública do Ensino Médio. Os resultados indicaram que a dificuldade em aprender química tem dois aspectos relevantes que devem ser considerados: o aspecto metodológico e dinâmico do ensino de química e a questão social. Ao final, foi possível perceber que as atividades desenvolvidas contribuíram para que os alunos reconheçam e compreendam as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos, despertando o interesse e a curiosidade dos adolescentes pela disciplina. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verônica Evangelista de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aulas práticas | pt_BR |
dc.title | Interação universidade – escola: Motivação para a aprendizagem de Química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francimary Pires de Moura.pdf | PDF - Francimary Pires de Moura | 7.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.