Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Francimary Pires de-
dc.date.accessioned2018-04-23T17:58:09Z-
dc.date.available2018-04-23T17:58:09Z-
dc.date.issued2016-10-24-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16378-
dc.descriptionMOURA, F. P. de. Interação universidade – escola: Motivação para a aprendizagem de Química. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA rejeição pela disciplina de “Química”, interpretada pelos alunos do ensino médio como uma matéria de difícil compreensão e com pouca aplicação prática, indica a falta de familiaridade de grande parte dos estudantes com a área de ciências exatas. As aulas de química, na maioria das vezes, são ministradas teoricamente, abstraídas de exemplos concretos da natureza. Assim, não é despertado o interesse e a curiosidade dos adolescentes pela disciplina, com reflexos no rendimento escolar e, quem sabe, afastando futuros profissionais para a área. Visando a aproximação dos estudantes com o estudo da química, foi desenvolvido um projeto cujo objetivo foi possibilitar que os estudantes conhecessem a Química de forma prática com visitas monitoradas aos laboratórios de ensino e pesquisa e outros setores da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. As ações foram realizadas de forma dinâmica, com conversas informais sobre a importância da Química em nosso cotidiano, logo em seguida aplicaram-se questionários exploratórios com intuito de identificar a relação de afinidade dos alunos com a matéria. O público alvo foram os alunos da rede pública do Ensino Médio. Os resultados indicaram que a dificuldade em aprender química tem dois aspectos relevantes que devem ser considerados: o aspecto metodológico e dinâmico do ensino de química e a questão social. Ao final, foi possível perceber que as atividades desenvolvidas contribuíram para que os alunos reconheçam e compreendam as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos, despertando o interesse e a curiosidade dos adolescentes pela disciplina.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Verônica Evangelista de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.titleInteração universidade – escola: Motivação para a aprendizagem de Químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francimary Pires de Moura.pdfPDF - Francimary Pires de Moura7.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.