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dc.contributor.authorSilva, Érika Emanuelle Melo da-
dc.date.accessioned2018-04-23T17:58:21Z-
dc.date.available2018-04-23T17:58:21Z-
dc.date.issued2016-10-28-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16379-
dc.descriptionSILVA, É. E. M. da. Educação ambiental no ensino de Química com a perspectiva da sociedade atual em uma escola pública da Paraíba. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos o planeta vem sofrendo várias transformações devido o uso excessivo dos recursos naturais pelo homem, a fim de produzir bens de consumo, que por sua vez, estão sendo adquiridos de forma exagerada e acabam sendo “devolvidos” para a natureza de forma totalmente incorreta, o planeta precisa de ajuda. Em meio a esse cenário, surgi à necessidade de uma Educação Ambiental (EA) na formação cidadã do individuo. A escola é o lugar mais indicado para essa ação e o Ensino de Química um grande aliado nesse processo. Apesar da EA está presente nos currículos escolares, ela é pouco desenvolvida nas salas de aula da maioria das escolas do país. Os professores enfrentam dificuldades diárias e não recebem estímulos. As escolas brasileiras deixam uma grande lacuna de conhecimento para os alunos, torna-os apenas ouvintes e não praticantes quando deveriam estimula-los através de conteúdos, atividades e projetos voltados para a formação e conscientização ambiental. Foi seguindo esse contexto que o objetivo desse trabalho foi criar e avaliar um ambiente de ensino-aprendizagem significativo e que efetive a Educação Ambiental no Ensino de Química por meio de atividades metodológicas que considerem o cotidiano dos alunos e construa conhecimento científico-social que atenda as expectativas da atualidade. Para isso, foram desenvolvidas atividades metodológicas com os alunos das três séries do ensino médio de uma escola pública do estado da Paraíba. Os resultados obtidos foram satisfatórios; os alunos se envolveram de forma participativa e dinâmica. A proposta das atividades metodológicas para efetivar a Educação Ambiental no Ensino de Química apresentou-se viável ao considerar o cotidiano dos alunos e contribuir para a formação cidadã de um indivíduo capaz de enfrentar os desafios atuais e futuros da sociedade. Ela pode ser apresentada como um norte aos profissionais da educação que pretendem inserir a EA em suas aulas para construir um processo de ensino-aprendizagem significativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Verônica Evangelista de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleEducação ambiental no ensino de Química com a perspectiva da sociedade atual em uma escola pública da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

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