Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16379
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Érika Emanuelle Melo da | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T17:58:21Z | - |
dc.date.available | 2018-04-23T17:58:21Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16379 | - |
dc.description | SILVA, É. E. M. da. Educação ambiental no ensino de Química com a perspectiva da sociedade atual em uma escola pública da Paraíba. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos o planeta vem sofrendo várias transformações devido o uso excessivo dos recursos naturais pelo homem, a fim de produzir bens de consumo, que por sua vez, estão sendo adquiridos de forma exagerada e acabam sendo “devolvidos” para a natureza de forma totalmente incorreta, o planeta precisa de ajuda. Em meio a esse cenário, surgi à necessidade de uma Educação Ambiental (EA) na formação cidadã do individuo. A escola é o lugar mais indicado para essa ação e o Ensino de Química um grande aliado nesse processo. Apesar da EA está presente nos currículos escolares, ela é pouco desenvolvida nas salas de aula da maioria das escolas do país. Os professores enfrentam dificuldades diárias e não recebem estímulos. As escolas brasileiras deixam uma grande lacuna de conhecimento para os alunos, torna-os apenas ouvintes e não praticantes quando deveriam estimula-los através de conteúdos, atividades e projetos voltados para a formação e conscientização ambiental. Foi seguindo esse contexto que o objetivo desse trabalho foi criar e avaliar um ambiente de ensino-aprendizagem significativo e que efetive a Educação Ambiental no Ensino de Química por meio de atividades metodológicas que considerem o cotidiano dos alunos e construa conhecimento científico-social que atenda as expectativas da atualidade. Para isso, foram desenvolvidas atividades metodológicas com os alunos das três séries do ensino médio de uma escola pública do estado da Paraíba. Os resultados obtidos foram satisfatórios; os alunos se envolveram de forma participativa e dinâmica. A proposta das atividades metodológicas para efetivar a Educação Ambiental no Ensino de Química apresentou-se viável ao considerar o cotidiano dos alunos e contribuir para a formação cidadã de um indivíduo capaz de enfrentar os desafios atuais e futuros da sociedade. Ela pode ser apresentada como um norte aos profissionais da educação que pretendem inserir a EA em suas aulas para construir um processo de ensino-aprendizagem significativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verônica Evangelista de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental no ensino de Química com a perspectiva da sociedade atual em uma escola pública da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Érika Emanuelle Melo da Silva.pdf | PDF - Érika Emanuelle Melo da Silva | 31.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.