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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16384
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Godoi, Thaysla Rayana Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T17:59:10Z | - |
dc.date.available | 2018-04-23T17:59:10Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16384 | - |
dc.description | GODOI, T. R. A. Atividades experimentais no ensino de Química: Uma análise dos roteiros presentes em livros didáticos do PNLD 2015 para o conteúdo de Termoquímica. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inserção da experimentação no Ensino de Química tem se configurado como uma estratégia de ensino potencializadora capaz de promover uma aprendizagem a partir da compreensão dos diversos fenômenos estudados nesta ciência. Nesse sentido, os experimentos devem apresentar um roteiro que possa proporcionar um ensino construtivista e sociocultural. Dessa forma, busca-se romper com a velha concepção de trabalhar os experimentos a partir do uso de roteiros prontos e acabados, com o propósito de comprovar teorias e conceitos científicos. Pelo contrário, o professor deve dar espaço aos alunos para explanarem suas opiniões a partir das observações feitas nas aulas, buscando trabalhar o experimento numa perspectiva problematizadora. Pensando nestas questões, o presente trabalho de pesquisa, tem como objetivo de analisar como os livros didáticos de Química do PNLD 2015 apresentam as atividades experimentais para o Ensino de Termoquímica. Desta forma buscou-se analisar os roteiros experimentais, tomando como base as ideias apresentadas por Silva et al. (2012), com o objetivo de classificar os roteiros em tradicional, sociocultural e construtivista. Já na segunda categoria, buscou-se analisar os experimentos a partir da classificação proposta por Santos (2006), que consistiu na análise de alguns critérios em relação às metodologias empregadas na realização das atividades, a presença de materiais utilizados e advertências em relação aos cuidados que devem ser tomados e a presença de orientações sobre o uso de reagentes e seu descarte. As análises foram apresentadas em tabelas, como também foi feito um recorte das imagens dos roteiros extraídos dos livros, buscando em seguida analisá-los, articulando-os com os referenciais teóricos do objeto em estudo. Os resultados obtidos evidenciam algumas falhas existentes nos roteiros experimentais, necessitando que os professores de Química possam avaliá-los de forma criteriosa, buscando saber fazer uma escolha consciente que o ajudará a construir um conhecimento químico dentro de uma perspectiva construtivista e sociocultural. Percebe-se que alguns roteiros se apresentam dentro de uma perspectiva tradicional. No que se refere à segunda categoria analisada, é possível concluir que nenhum dos livros do PNLD 2015, no que se refere ao capítulo de Termoquímica, contemplam em sua totalidade, as subcategorias analisadas na classificação proposta por Santos (2006). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Thiago Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Termoquímica | pt_BR |
dc.title | Atividades experimentais no ensino de Química: Uma análise dos roteiros presentes em livros didáticos do PNLD 2015 para o conteúdo de Termoquímica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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