Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Isaac Bruno Silva-
dc.date.accessioned2018-04-23T18:05:27Z-
dc.date.available2018-04-23T18:05:27Z-
dc.date.issued2016-10-21-
dc.identifier.otherCDD 371.333-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16386-
dc.descriptionSOUZA, I. B. S. A música como instrumento didático-pedagógico no ensino de Eletroquímica. 2016. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNo que se refere à educação básica no Brasil, independente da área, percebe-se cada vez mais a necessidade de se conhecer métodos e práticas educativas que estejam adequadas à realidade social, político e cultural, atendendo dessa forma aos anseios da comunidade escolar a partir de práticas libertadoras. Apesar de a Química ser uma Ciência que busca explicações acerca de inúmeras transformações ocorridas na natureza, percebe-se que esta torna-se de difícil compreensão por parte de estudantes do Ensino Médio, a partir da pressuposição que os professores utilizam-se de práticas descontextualizadas do universo em que os estudantes estão inseridos. No entanto, a partir de documentos oficiais que orientam as práticas de professores, a Química poderá ser ensinada com o objetivo de promover o exercício crítico e reflexivo a partir do conhecimento científico, preparando-os para o exercício da cidadania. Dentro desta perspectiva, é importante que o professor possa diversificar o uso de novas metodologias e em conjunto com os estudantes, oportunizar melhorias no processo de ensino- aprendizagem, consequentemente, motivando-os e estimulando. A utilização de música como ferramenta didático-pedagógica, poderá contribuir para atender estas necessidades, já que poderá auxiliar na aprendizagem de estudantes de forma crítica, construtiva e reflexiva. Pensando nestas questões, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar a inserção da música como recurso didático-pedagógico no ensino de eletroquímica. Os objetivos específicos estiveram relacionados em: a) análise nos documentos oficiais quanto às orientações da inserção de músicas como instrumento didático-pedagógico; b) identificar e analisar a inserção das músicas a partir dos vídeos disponíveis na internet que utilizam com conteúdo da eletroquímica com objetivos pedagógicos; c) propor uma música com abordagem da eletroquímica a partir dos fenômenos do cotidiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, onde foram analisadas a inserção das músicas disponíveis no Google e YouTube, bem como a composição de uma música priorizando as questões relacionadas ao cotidiano a partir do conteúdo da eletroquímica, especificamente, sobre a corrosão. Os materiais foram categorizados a partir da análise de conteúdo de Bauer. Os resultados apontaram que, mesmo a literatura e os documentos oficiais apresentarem a superação de práticas em que a memorização não conduz ao pensamento crítico, reflexivo e dialético, os vídeos analisados, apresentam fortes tendências behavioristas, com repetições dos conceitos, objetivando a memorização, bem como a presença de erros conceituais. Desta forma e após estas constatações, propõe-se uma música autoral sobre o conceito de eletroquímica a partir dos fenômenos apresentados no cotidiano, valorizando também os aspectos regionais nordestinos, com a inserção do ritmo musical – forró. Ademais, percebe-se que ainda há muito a avançar no campo do ensino da Química na Educação Básica, quanto a inserção de práticas que valorizem os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos em que os estudantes estão inseridos, tornando-se dessa forma um ensino representativo no exercício da cidadania.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: João Pessoa Pires Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEletroquímicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleA música como instrumento didático-pedagógico no ensino de Eletroquímicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isaac Bruno Silva Souza.pdfPDF - Isaac Bruno Silva Souza26.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Vídeo - Isaac Bruno Silva Souza.aviVídeo - Isaac Bruno Silva Souza44.48 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.