Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16391
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Pedro Leandro da | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T18:06:09Z | - |
dc.date.available | 2018-04-23T18:06:09Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16391 | - |
dc.description | SILVA, P. L. da. Análise da abordagem CTSA nos livros didáticos de Química referentes ao PNLD 2015 para o conteúdo de reações nucleares. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, o livro didático é um material gratuito disponível em todas as escolas do Brasil através do PNLD. Este fato colabora com o processo de ensino e aprendizagem se os conteúdos priorizam a interdisciplinaridade reforçando a construção de uma aprendizagem significativa. Suas técnicas devem estar de acordo com a perspectiva atual do ensino de Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O presente trabalho buscou analisar as quatro coleções do PNLD 2015 de Química, sendo escolhido apenas o capítulo que trata das reações nucleares. Foram analisados os pontos característicos do enfoque CTSA. Verificou-se que a maior parte da coleção apresenta relações de forma singela, sem muita ênfase nesta temática. O fato histórico dos acontecimentos apresentou maior destaque em todas as coleções. Destacamos Química Cidadã, que buscou manter sempre um questionamento a respeito de fatos envolvendo radioatividade. Apenas uma coleção não citou o conteúdo Reações Nucleares, a coleção Mortimer e Machado (2013). As coleções de Fonseca (2013) e Antunes (2013) valorizaram de forma tradicional a temática acumulando conceitos e fatos históricos de acidentes nucleares, porém não mencionaram as implicações no desenvolvimento atual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Railton Barbosa de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático - PNLD | pt_BR |
dc.subject | Reações Nucleares | pt_BR |
dc.subject | Enfoque CTSA | pt_BR |
dc.title | Análise da abordagem CTSA nos livros didáticos de Química referentes ao PNLD 2015 para o conteúdo de reações nucleares | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Pedro Leandro da Silva.pdf | PDF - Pedro Leandro da Silva | 7.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.