Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16392
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Luna, Leossandra Cabral de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T18:06:15Z | - |
dc.date.available | 2018-04-23T18:06:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16392 | - |
dc.description | LUNA, L. C. de. Proposta didática a partir da temática coméstico capilar com enfoque CTSA. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | As prescrições dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na prática pedagógica constituem um grande desafio para o professor de química na pós-modernidade. O ensino às vezes é pautado no paradigma voltado para a transmissão-recepção de informações onde o aluno é considerado um mero espectador, e muitas vezes suas concepções e vivências não é entendida como obstáculo a ser superado. Nessa perspectiva a pesquisa consiste em avaliar uma proposta didática para o ensino de funções inorgânicas na educação básica, contando com um público-alvo de 12 professores de química em formação inicial concluintes no período 2016.1 da Universidade Estadual da Paraíba através da aplicação de um minicurso com carga horária de quatro horas. O método utilizado foi o quantitativo e qualitativo. Os dados obtidos a partir desse estudo apontam que os sujeitos da pesquisa avaliaram de forma positiva a proposta didática apresentada conferindo um grande potencial de aplicação futura com estudantes da educação básica. Os licenciandos em química apresentaram pouco conhecimento teórico-metodológico no que tange os temas estruturadores, entretanto, demonstraram interesse em utilizar em sua prática pedagógica. Na visão dos entrevistados a proposta contempla o ensino de funções inorgânicas com enfoque na Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente promovendo um processo de aprendizagem contextualizado e interdisciplinar, valorizando os conhecimento e vivência dos estudantes. Nesse contexto faz-se necessário investir na formação inicial de professores numa perspectiva cidadã crítico-reflexiva, repensando o currículo e as práticas docentes do ensino superior. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial de Professores | pt_BR |
dc.subject | CTSA | pt_BR |
dc.title | Proposta didática a partir da temática coméstico capilar com enfoque CTSA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Leossandra Cabral de Luna.pdf | PDF - Leossandra Cabral de Luna | 11.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.