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dc.contributor.authorMoreira, Maria Luana Lima-
dc.date.accessioned2018-04-23T18:06:23Z-
dc.date.available2018-04-23T18:06:23Z-
dc.date.issued2016-10-31-
dc.identifier.otherCDD 370. 115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16393-
dc.descriptionMOREIRA, M. L. L. O uso do lúdico como auxílio no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de separação de misturas na perspectiva da inclusão. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractSegundo a literatura científica o jogo é defendido por partir de duas funções: a lúdica e a educativa. A junção de lúdicos com os conteúdos de química pode estimular e servir como facilitador para o entendimento dos assuntos abordados em sala de aula. Diante desse contexto, se faz necessário pensar estratégias que garantam a integração e a inclusão de pessoas especiais na escola e o uso de jogos educativos que ofereçam possibilidades aos estudantes de aprenderem, interagirem, estimular seu raciocínio lógico e despertar a sua curiosidade. O ensino para deficientes visuais é cercado de dificuldades, nesse sentido, o ensino de química pode utilizar métodos que possam satisfazer todos os alunos, e o escrita em braile, poderá atender as necessidades de alunos com deficiêntes visuais. Nesta perspectiva, a pesquisa foi realizada com vinte e quatro estudantes do 1º ano do ensino médio em uma escola estadual, localizada na zona sul da cidade de Campina Grande – PB, tendo seu funcionamento a partir do decreto de n° 8.385 de 26 de fevereiro de 1980. Com a aplicação da proposta de ensino com a inserção do jogo "Caminhando para inclusão social: Separação de Misturas". A utilização de jogos lúdicos pode melhorar o ensino. Diante das dificuldades que os professores encontram para ministrarem as aulas da disciplina de química e das limitações que o sistema educacional oferece, o professor precisa criar estratégias metodológicas para dinamizar o processo de ensino e a inserção de jogos didáticos pode ser uma alternativa que contribua com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A proposta foi aplicada apenas com estudantes regulares do 1º ano do ensino médio, a perspectiva é dar continuidade a pesquisar, com o intuito de ser aplicada também á estudantes com deficiência visuais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Gilberlândio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.titleO uso do lúdico como auxílio no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de separação de misturas na perspectiva da inclusãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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