Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16393
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Maria Luana Lima | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T18:06:23Z | - |
dc.date.available | 2018-04-23T18:06:23Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 370. 115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16393 | - |
dc.description | MOREIRA, M. L. L. O uso do lúdico como auxílio no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de separação de misturas na perspectiva da inclusão. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Segundo a literatura científica o jogo é defendido por partir de duas funções: a lúdica e a educativa. A junção de lúdicos com os conteúdos de química pode estimular e servir como facilitador para o entendimento dos assuntos abordados em sala de aula. Diante desse contexto, se faz necessário pensar estratégias que garantam a integração e a inclusão de pessoas especiais na escola e o uso de jogos educativos que ofereçam possibilidades aos estudantes de aprenderem, interagirem, estimular seu raciocínio lógico e despertar a sua curiosidade. O ensino para deficientes visuais é cercado de dificuldades, nesse sentido, o ensino de química pode utilizar métodos que possam satisfazer todos os alunos, e o escrita em braile, poderá atender as necessidades de alunos com deficiêntes visuais. Nesta perspectiva, a pesquisa foi realizada com vinte e quatro estudantes do 1º ano do ensino médio em uma escola estadual, localizada na zona sul da cidade de Campina Grande – PB, tendo seu funcionamento a partir do decreto de n° 8.385 de 26 de fevereiro de 1980. Com a aplicação da proposta de ensino com a inserção do jogo "Caminhando para inclusão social: Separação de Misturas". A utilização de jogos lúdicos pode melhorar o ensino. Diante das dificuldades que os professores encontram para ministrarem as aulas da disciplina de química e das limitações que o sistema educacional oferece, o professor precisa criar estratégias metodológicas para dinamizar o processo de ensino e a inserção de jogos didáticos pode ser uma alternativa que contribua com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A proposta foi aplicada apenas com estudantes regulares do 1º ano do ensino médio, a perspectiva é dar continuidade a pesquisar, com o intuito de ser aplicada também á estudantes com deficiência visuais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Materiais didáticos | pt_BR |
dc.title | O uso do lúdico como auxílio no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de separação de misturas na perspectiva da inclusão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Luana Lima Moreira.pdf | PDF - Maria Luana Lima Moreira | 7.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.