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dc.contributor.authorJustino, Laureane Moreira-
dc.date.accessioned2013-08-20T17:44:15Z-
dc.date.available2013-08-20T17:44:15Z-
dc.date.issued2013-08-20-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1639-
dc.descriptionJUSTINO, L. M. Ensino superior e pessoa com deficiência: analisando a vivência acadêmica de estudantes cegos na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011pt_BR
dc.description.abstractA legislação brasileira assegura que a educação é direito de todos, tendo como uma de suas principais finalidades evitar a exclusão social das minorias, dentre as quais, destaca-se o grupo constituído pelas pessoas com deficiência. O grande desafio para os que compõem este seguimento é a implementação de medidas visando à adequação das instituições escolares, que deverão rever suas condições físicas e humanas a fim de garantir a inserção destas pessoas, desde a educação básica até o ensino superior. Nesta perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar a vivência acadêmica de estudantes cegos matriculados na Universidade Estadual da Paraíba, o que faremos à luz do referencial teórico que trata da educação inclusiva, somado ao aporte metodológico oferecido pelas abordagens qualitativas. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas junto a uma amostra composta por quatro 4 estudantes, num universo de 10 alunos cegos matriculados em diversos cursos de graduação do Câmpus I da referida instituição. Iniciamos o artigo apresentando uma perspectiva histórica acerca da educação das pessoas com deficiência, destacando aspectos específicos da educação das pessoas com deficiência visual, público alvo deste estudo. Posteriormente, caracterizamos o ensino superior brasileiro, enfatizando os desafios e perspectivas a serem enfrentados no século XXI, com especial atenção à garantia de uma educação superior de qualidade para as pessoas com deficiência. A seguir, detalhamos o percurso metodológico, definindo os instrumentos de coleta e análise dos dados, o que fazemos à luz de estudiosos da área da educação inclusiva. Por fim, fazemos algumas considerações acerca da necessidade da eliminação de barreiras a fim de que se possa construir uma educação de qualidade para todos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adenize Queiroz de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.titleEnsino superior e pessoa com deficiência: analisando a vivência acadêmica de estudantes cegos na Universidade Estadual da Paraíba - UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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