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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1639
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Justino, Laureane Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-20T17:44:15Z | - |
dc.date.available | 2013-08-20T17:44:15Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1639 | - |
dc.description | JUSTINO, L. M. Ensino superior e pessoa com deficiência: analisando a vivência acadêmica de estudantes cegos na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011 | pt_BR |
dc.description.abstract | A legislação brasileira assegura que a educação é direito de todos, tendo como uma de suas principais finalidades evitar a exclusão social das minorias, dentre as quais, destaca-se o grupo constituído pelas pessoas com deficiência. O grande desafio para os que compõem este seguimento é a implementação de medidas visando à adequação das instituições escolares, que deverão rever suas condições físicas e humanas a fim de garantir a inserção destas pessoas, desde a educação básica até o ensino superior. Nesta perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar a vivência acadêmica de estudantes cegos matriculados na Universidade Estadual da Paraíba, o que faremos à luz do referencial teórico que trata da educação inclusiva, somado ao aporte metodológico oferecido pelas abordagens qualitativas. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas junto a uma amostra composta por quatro 4 estudantes, num universo de 10 alunos cegos matriculados em diversos cursos de graduação do Câmpus I da referida instituição. Iniciamos o artigo apresentando uma perspectiva histórica acerca da educação das pessoas com deficiência, destacando aspectos específicos da educação das pessoas com deficiência visual, público alvo deste estudo. Posteriormente, caracterizamos o ensino superior brasileiro, enfatizando os desafios e perspectivas a serem enfrentados no século XXI, com especial atenção à garantia de uma educação superior de qualidade para as pessoas com deficiência. A seguir, detalhamos o percurso metodológico, definindo os instrumentos de coleta e análise dos dados, o que fazemos à luz de estudiosos da área da educação inclusiva. Por fim, fazemos algumas considerações acerca da necessidade da eliminação de barreiras a fim de que se possa construir uma educação de qualidade para todos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adenize Queiroz de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.title | Ensino superior e pessoa com deficiência: analisando a vivência acadêmica de estudantes cegos na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Laureane Moreira Justino.pdf | Laureane Moreira Justino | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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