Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16414
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, Ewerton Marinho de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T18:16:23Z | - |
dc.date.available | 2018-04-23T18:16:23Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16414 | - |
dc.description | AGUIAR, E. M. de. A formação inicial do pedagogo para o ensino de matemática: perspectivas de bolsistas do PIBID. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema central a formação inicial do Pedagogo para o ensino da Matemática. Para que ele pudesse ser realizado foi tido como base pesquisas e estudos, além da análise de percepções obtidas por meio de questionário aplicado a uma equipe de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma vez que o Programa busca possibilitar aos graduandos a união entre teoria e prática, além de propiciar que os bolsistas possam em sua atuação romper com antigos paradigmas educacionais de forma a dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desse trabalho é compreender as perspectivas de uma equipe de bolsistas do PIBID, a respeito de como o programa pode proporcionar aos graduandos em Pedagogia oportunidades de integração entre teoria e prática docente. Como base de estudo foi levada em consideração de que forma o pedagogo realiza as aulas de Matemática, pois ela é tida como uma disciplina difícil, e que algumas vezes causa repulsa nos estudantes. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo, onde busca trazer à tona as opiniões que os graduandos/bolsistas do PIBID possuem, pois, ele serviu como ponto de apoio à pesquisa de maneira extremamente importante, uma vez que o pedagogo é responsável por lecionar mais de uma disciplina, e que o ele deve ter domínio de diferentes áreas de conhecimento. Tendo esse eixo norteador foi possível analisar de que forma o pedagogo ensina a disciplina de Matemática, tornando-a bem mais instigante e estimulante. O trabalho em questão aponta a necessidade de uma abordagem diferente no ensino da matemática, que possa romper com o tradicionalismo e traga para as aulas o conhecimento prévio dos alunos, mas que também leve em consideração as dificuldades que possam surgir no processo e que haja uma urgente reformulação de objetivos, revisão de conteúdos e busca de metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama. Sendo assim, essa dinamização irá influenciar no modo dos estudantes observarem a matemática não como disciplina que se desenvolve através da memorização de fórmulas e algoritmos, mas sim como disciplina que tem utilidade na sala de aula e na vida social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elivelton Serafim Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação do pedagogo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A formação inicial do pedagogo para o ensino de matemática: perspectivas de bolsistas do PIBID | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ewerton Marinho de Aguiar.pdf | PDF - Ewerton Marinho de Aguiar | 12.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.