Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1643
Título: Banco de alimentos: o fetiche do reaproveitamento alimentar e das ações educativas
Autor(es): Fires, Danielle Grangeiro Régis
Palavras-chave: Responsabilidade Social
Banco de Alimentos
Ações Educativas
Serviço Social
Data do documento: 20-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho, intitulado “Banco de Alimentos: o fetiche do reaproveitamento alimentar e das ações educativas”, apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em três diferentes instituições que atendem crianças e adolescentes, situadas na cidade de Campina Grande-PB e que são conveniadas com o Banco de Alimentos – Serviço Social do Comércio - SESC. Seu objetivo foi investigar os efeitos da intervenção desenvolvida junto às instituições Casa de Caridade Padre Ibiapina, Legião da Boa Vontade e Fundação Sementes de Vida, tendo como sujeitos os professores e representantes das diretorias de cada entidade. A metodologia trabalhada seguiu uma orientação semiqualitativa que utilizou como técnica para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e o questionário. Como embasamento teórico, buscou-se a compreensão dos problemas gerados pelo modelo Neoliberal, defensor de um Estado mínimo, insuficiente e excludente para prover a população do acesso aos bens e serviços ligados ao bem-estar social. A Responsabilidade Social, preocupação atual das empresas, na qualidade de parceiras do Estado, e atualmente exercida pelo SESC, em Campina Grande, também serviu como referência teórica. Foi efetivado o estudo do programa Mesa Brasil/SESC, uma proposta assumida na Paraíba pelo SESC, com a denominação de Banco de Alimentos, para entendimento das suas finalidades e do trabalho que desenvolve.
Descrição: FIRES, D. G. R. Banco de alimentos: o fetiche do reaproveitamento alimentar e das ações educativas. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1643
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Grangeiro Regis Fires.pdfDanielle Grangeiro Regis Fires969.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.