Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16458
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Carla Juliana | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-24T16:17:13Z | - |
dc.date.available | 2018-04-24T16:17:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 305.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16458 | - |
dc.description | CAVALCANTE, C. J. A Lei nº 10.639/03 e os desafios acerca do ensino da cultura afro-brasileira na sala de aula de ensino fundamental (2003-2007). 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo visa verificar o cumprimento da Lei no10.639/2003 no que tange a obrigatoriedade do ensino da Cultura e História dos afro-brasileiros através do Livro Didático, haja vista esta lei ter caráter Legislativo voltado à educação e seu papel na formação de cidadãos. A sala de aula é o ambiente mais propício para que conhecimentos sejam transmitidos aos alunos e esta lei defende a questão étnico-racial. Nesse estudo científico foram abordados os pontos fundamentais para a discussão do tema em pauta, como o negro e o livro didático, a lei no10.639/2003, tão quanto foi feita uma análise de dois livros de História adotados nos 8o e 9oanos do Ensino Fundamental II destinado a escolas públicas brasileiras. A metodologia utilizada para a confecção desse artigo foi bibliográfica, onde foram utilizadas colocações de teóricos especialistas da área, de suma importância para se fundamentar o trabalho e um estudo de caso, onde foi coletada a análise dos livros. Concluiu-se que o preconceito racial ainda é forte no contexto educacional, em que os poucos conteúdos citados nesses dois livros se restringem ao negro associado apenas à escravatura, onde fatos importantes da história e cultura dos afrodescendentes, de lutas e conquistas deixam de ser abordadas em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José do Egito Negreiros Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Afrodescendentes | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | A Lei nº 10.639/03 e os desafios acerca do ensino da cultura afro-brasileira na sala de aula de ensino fundamental (2003-2007) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Carla Juliana Cavalcante.pdf | 472.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.