Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16490
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Edione Inácio Farias | |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T15:45:06Z | - |
dc.date.available | 2018-04-25T15:45:06Z | - |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.other | CDD 100 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14554 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16490 | - |
dc.description | BARBOSA, E. I. F. A relação professor aluno e o ensino da filosofia. 2017. 76. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | As concepções de vida e de mundo têm sofrido contínuas mudanças, gerando conflitos. Particularmente a educação se vê diante de novos desafios que são cruciais para o estabelecimento de seus objetivos e suas práticas. Hoje a busca é por um novo ensino que assuma o fracasso escolar e a falta de qualidade, que defenda e ajude a construir um sistema de ensino público capaz de revelar a inteligência e os talentos dos jovens, nunca descobertos e incentivados na escola, assim neste contexto entra a Filosofia nas escolas. O objetivo da presente pesquisa é evidenciar a importância do ensino de Filosofia para educação além de descrever formas práticas do professor expor estes conteúdos em sala de aula. Falar do ensino da filosofia, de sua importância, da luta pela autonomia, é pensar em mudança cultural, em mudança de visão de um mundo de paradigmas. Filosofar dentro da estrutura escolar com jovens capacitando-os para o debate, para a confrontação de ideias. Portanto, deve-se abrir espaços para uma educação filosóficas com jovens e acima de tudo, buscar um novo posicionamento diante da realidade social. Assim, havendo uma mudança de mentalidade, da forma de pensar, via educação, alcançaremos uma mudança na política. O caminho da mudança pela educação filosófica passa pelo esclarecimento e consolida-se na íntima relação entre saber, poder, cultura e transformação, isto é, passa pela emancipação do indivíduo. Tendo-se em vista este panorama pode-se entender o porquê da importância da filosofia não somente para alunos, mas também para os professores, a chave para a mudança na educação está nos professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Arlindo de Aguiar Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.title | A relação professor aluno e o ensino da filosofia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edione Inácio Farias Barbosa.pdf | PDF - Edione Inácio Farias Barbosa | 3.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.