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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16496
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Leite, Maria da Luz Pereira | |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T15:45:08Z | - |
dc.date.available | 2018-04-25T15:45:08Z | - |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.other | CDD 100 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13933 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16496 | - |
dc.description | LEITE, M. da L. P. O estágio supervisionado de filosofia em uma escola pública na cidade de Alagoinha/PB. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | É natural de o homem questionar tudo e todos. Alguns chegam mesmo a serem chatos de tanto que questionam as coisas. A reflexão, porém, sempre esteve presente na trajetória humana. Até o final do século VIII a.C., a mitologia era a principal explicação para a realidade existente sobre a terra. A partir do momento em que o homem começou a meditar sobre o funcionamento do universo, da vida e a buscar explicações racionais para o mundo, damos os primeiros passos para o surgimento da filosofia. É a famosa busca pelo saber, tanto é que a palavra Filosofia provém do grego e é resultado da junção de duas outras palavras: a “philia”, “philos” ou “philiaque”, que significam amor fraterno ou amizade; e a palavra “sophia”, que quer dizer sabedoria. Portanto a filosofia seria, em sentido literal, a amizade ou o amor pelo saber. Logo, um filósofo não passa de alguém que busca sempre mais a sabedoria e que possui amor pelo conhecimento. Este trabalho tem por finalidade relatar a experiência vivenciada na sala de aula de uma escola da rede pública do Estado da Paraíba, EEEFM Agenor Clemente dos Santos, tendo como base vivências discutidas no curso de Filosofia, com o objetivo de contribuir para o fundamento teórico e metodológico do ensino de Filosofia. O professor teve um papel fundamental com seu exemplo de profissionalismo e conhecedor do conteúdo por ele lecionado, ampliando nosso conhecimento. Ele é resultado do trabalho desenvolvido nos três componentes curriculares de Estágio Supervisionado em Filosofia I da Universidade Estadual da Paraíba, ocorridos entre março de 2016 a abril de 2017, que objetivou a caracterização da escola, a observação, o planejamento, a prática e análise de aulas de Filosofia em turmas do ensino médio, tendo como referencial teórico autores de renome como Lorieri (2002) e Pimenta e Lima (2004). Verificamos que a disciplina Filosofia no ensino médio, na prática, ainda se encontra muito distante das expectativas teóricas e das determinações programáticas curriculares do MEC (2006). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Arlindo de Aguiar Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado de filosofia em uma escola pública na cidade de Alagoinha/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - Filosofia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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