Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16497
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Joelma Felinto da | |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T15:45:09Z | - |
dc.date.available | 2018-04-25T15:45:09Z | - |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.other | CDD 100 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14543 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16497 | - |
dc.description | SILVA, J. F. da. O papel do estágio supervisionado na formação teórica e prática docente em filosofia. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo observar, planejar e estagiar nas aulas de Filosofia no Ensino Médio, bem como a relação aluno/professor no processo ensinoaprendizagem. Trata-se do resultado do trabalho desenvolvido no Componente Curricular Estágio Supervisionado em Filosofia, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira, que objetivou a descrição e caracterização da escola e a observação e análise de aulas de Filosofia em turmas do Ensino Médio. Neste relatório encontram-se algumas das dificuldades dos alunos com a disciplina, seus comportamentos em sala, a aprendizagem que os próprios discentes têm, relação professor x aluno. E, também se observaram os métodos usados pela professora de Filosofia, sobretudo as intervenções exercidas com os discentes. O estágio supervisionado é importante pelo fato de nos fazer perceber a realidade da escola, assim podemos ver os aspectos físicos, o corpo docente, a didática do professor em sala de aula, e sua formação, onde é possível se perceber o domínio ou despreparo do docente e seu desempenho na sala de aula, também é importante analisar o relacionamento do professor e aluno, mas não é só isso, o relatório servira de experiência no processo de formação acadêmica. Voltando a ser obrigatório pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases), percebe-se que as aulas de Filosofia no Ensino Médio, têm um pouco de estranhamento por parte dos alunos e que para isso, é muito importante a relação professor/aluno baseada no diálogo, pois essa relação possibilita a evolução de conhecimentos e a uma educação de qualidade. Ao fim do Estágio supervisionado em Filosofia, constatou-se que a relação professor/aluno é muito importante no processo ensinoaprendizagem e que a falta de diálogo nessa relação pode comprometer muito esse processo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciene Vieira de Arruda | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.title | O papel do estágio supervisionado na formação teórica e prática docente em filosofia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joelma Felinto da Silva.pdf | PDF - Joelma Felinto da Silva | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.