Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1650
Título: A cultura da agave e o trabalho feminino em Cuitegi - PB
Autor(es): Lira, Ivanildo Barbosa
Palavras-chave: Mulheres
Trabalho
Cuitegi
Data do documento: 20-Ago-2013
Resumo: A presente pesquisa visa estudar o trabalho das mulheres na cultura da agave em Cuitegi-PB na década de 1960. De início faço um breve relato sobre as mulheres na produção historiográfica, a ascensão da História das Mulheres e as mulheres no mercado de trabalho. Por muito tempo o mercado de trabalho foi um espaço predominantemente masculino, mas a partir dos anos 1960, com os movimentos que defendiam a emancipação feminina (movimento feminista) é que as mulheres conquistaram certo espaço no mercado de trabalho. Para uma melhor compreensão do trabalho, irei citar as principais características da agave e como a cultura foi introduzida e produzida no Município de Cuitegi-PB. Por último busco analisar o objeto em estudo, ou seja, as mulheres cuitegienses e sua participação na cultura agavieira. Irei identificar quem foram as mulheres pioneiras que trabalharam na agave, como era o seu cotidiano no lar e no ambiente de trabalho, também busco descrever como era as atividades realizadas pelas mulheres nos agaviais.
Descrição: LIRA, I. B. A cultura da agave e o trabalho feminino em Cuitegi - PB. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1650
Aparece nas coleções:III - HC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivanildo Barbosa Lira.pdfIvanildo Barbosa Lira795.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.