Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16509
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Dalva de Lima | |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T18:03:35Z | - |
dc.date.available | 2018-04-25T18:03:35Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-01 | |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8062 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16509 | - |
dc.description | SILVA, M. D. L. A prática da leitura no processo educacional: limites e possibilidades. 2014. 33 Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas interdisciplinares - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado tem por objetivo demostrar a importância da leitura, destacando sua relação com letramento e alfabetização; enfatizando os valores da leitura na aquisição de conhecimentos e consequentemente na maneira de pensar e agir do indivíduo. Ler não é uma simples decodificação é antes de tudo compreender, ligar o texto aos conhecimentos do leitor. Na história do ensino da leitura percebe-se que esta foi durante muito tempo privilégio dos mais favorecidos a exemplo da própria escola, com combate a desigualdade social e exclusão, a leitura vai se estendendo as classes menos favorecidas. Cada leitor constrói uma interpretação diferente para o texto lido, conforme sua visão de mundo e seu conhecimento prévio; dentro das estratégias de leitura, a mais adequada é a leitura silenciosa que conduz o individuo a reflexão, ligando autor e leitor. A leitura é um processo interno, invisível que espelha as diversas dimensões do encontro do leitor com o autor, perpassada por competências, disposições, formas que habitam o leitor, o que torna difícil a tarefa de identificar e caracterizar os erros. A postura do educador é importante na formação de leitores. Pois é na escola que os hábitos de leitura são formados partindo da motivação do professor. As teorias apresentadas aqui mostram um percurso da leitura desde a antiga civilização grega até os dias atuais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jairo Bezerra Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | A prática da leitura no processo educacional: limites e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Dalva de Lima Silva.pdf | 612.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.