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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16523
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Farias, Brodsky Dantas Macedo de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-27T19:24:44Z | - |
dc.date.available | 2018-04-27T19:24:44Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 560 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16523 | - |
dc.description | FARIAS, B. D. M. de. O ensino da paleontologia em uma universidade pública do estado da Paraíba, Brasil. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Paleontologia é uma disciplina quase sempre obrigatória nos cursos de Ciências Biológicas do Brasil. Mesmo assim, ainda é, geralmente, abordada de forma básica, sem muito aprofundamento teórico-prático, o que não permite espaço para a discussão e gera vários questionamentos referentes as abordagens e metodologias propostas no seu ensino. Nessa pesquisa, foram realizadas entrevistas através de questionários com 30 discentes do 6° ao 8° período do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) da Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Campina Grande, com o objetivo de levantar dados referentes aos conhecimentos básicos obtidos na disciplina Paleontologia; a importância dada por estes alunos ao ensino dessa disciplina em relação as demais, além dos principais problemas identificados e apontados por eles no que se refere ao ensino da mesma. Os resultados mostram que apesar deles reconhecerem a importância do ensino dessa disciplina para a sua formação de biólogo, eles demonstraram pouco domínio em relação aos conceitos básicos apresentados no questionário. Entre os principais problemas apontados, que se relacionam ao ensino da disciplina, estão: a ausência de um laboratório com material para as aulas práticas, a dificuldade em realizar aulas de campo, a inexistência de um professor especializado em Paleontologia e uma carga horária de apenas dois créditos para expor todos os conteúdos da disciplina. Esse cenário requer a abertura de debates, nos quais se possa pensar as devidas estratégias para a melhoria do ensino dessa importante área da Biologia no curso em questão, contribuindo assim, com uma formação profissional de qualidade e cada vez mais completa, no que diz respeito às habilidades e competências necessárias ao biólogo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adrianne Teixeira Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Paleontologia | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.title | O ensino da paleontologia em uma universidade pública do estado da Paraíba, Brasil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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