Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1653
Título: De maus eles não têm nada: arte sequencial, memória e holocausto na obra de Art Spiegelman
Autor(es): Cavalcanti, Dayanna Alves
Palavras-chave: Memória
História cultural
Holocausto
Data do documento: 20-Ago-2013
Resumo: A história em quadrinhos ou arte sequencial, para seus estudiosos e apreciadores, é um meio de comunicação inicialmente considerado de massa, em que os acontecimentos são narrados através de desenhos e texto inter-relacionados. Nossa proposta de pesquisa é analisar a Graphic Novel Maus – A história de um sobrevivente de Art Spiegelman, enquanto fonte histórica. Encontramos na obra, relatos de seu pai Vladek Spiegelman, um judeu-polonês sobrevivente do holocausto, fato histórico entrelaçado com o decorrer da Segunda Guerra Mundial. Em decorrência da ampliação nos domínios da Historia, em especial pela História Cultural, verificamos uma maior aceitação dos chamados documentos históricos, criando novas possibilidades de pesquisas, no qual a história retratada em quadrinhos se insere perfeitamente como veículo de constituição de memória nostálgica/ ressentida/ heróica e trágica.
Descrição: CAVALCANTI, D. A. De maus eles não têm nada: arte sequencial, memória e holocausto na obra de Art Spiegelman. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1653
Aparece nas coleções:III - HC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayanna Alves Cavalcanti.pdfDayanna Alves Cavalcanti916.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.