Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1654
Título: Estigmas do feminino: a mulher e a construção do estereótipo de solteirona na cidade de Campina Grande na década de 1960
Autor(es): Marques, Andrea Cristina
Palavras-chave: Mulher – solteira
Cordel
Campina Grande
Data do documento: 20-Ago-2013
Resumo: Este trabalho analisou historicamente a solteirice feminina na década de 1960 na cidade de Campina Grande, problematizando como se deu a construção do estigma da “solteirona” num período em que esta cidade passava por uma modernização, tanto da sua urbanização, passando por uma plástica urbana, como também dos valores e códigos de sociabilidade vivenciados e utilizados pelas pessoas, permitindo assim novas maneiras das pessoas se significarem. Sendo que para as mulheres esse momento possibilitou a oportunidade de experimentar outras identidades, que foram além das de esposa, dona de casa ou mãe. No entanto, convivendo com os discursos modernos da época estavam também discursos que demonstraram estranhamento aos novos modelos femininos que surgiam, como o da mulher solteira, construindo dessa forma uma imagem estereotipada acerca dela. Sendo assim, para fazer esta problematização foram utilizados enquanto documentos cordéis e jornais, que circularam em Campina Grande na década de 60, documentos que através de seus discursos trouxeram como possibilidade a análise da construção desse estereótipo para as solteiras campinenses.
Descrição: MARQUES, A. C. Estigmas do feminino: a mulher e a construção do estereótipo de solteirona na cidade de Campina Grande na década de 1960. 2011. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1654
Aparece nas coleções:III - HC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrea Cristina Marques.pdfAndrea Cristina Marques596.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.