Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1656
Título: A Igreja Católica e o Processo de moralização dos negros escravizados no Brasil do século XVII
Autor(es): Costa, Janine da Guia
Palavras-chave: Igreja Católica
Moralidade
Negro - escravo
Data do documento: 20-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar os preceitos, fundamentos e características nas quais aconteceram o processo de moralização dos negros escravizados no Brasil, para isto é indispensável discutir a influência que a Contra Reforma teve nas medidas adotadas pelos inacianos e pelo clero secular, já que foi durante a Contra Reforma que a Companhia de Jesus ganhou notoriedade, devido as suas propostas de inovações doutrinarias. A defesa do Catolicismo frente ao avanço protestante marcou as decisões do Concilio de Trento, que viu a necessidade de manter as ordens religiosas no Brasil, e regular o clero secular visto que este começara a julgar diversas condutas sexuais em juízo consideradas pela Igreja heresia. No estudo do processo de moralização, vimos a maneira pela qual a Igreja, cuidava da pregação de fé aos negros escravizados, inicialmente empenhada através do batismo e posteriormente na adequação de santos negros, utilizados como exemplo de bom comportamento cristão. Uma das grandes imoralidades que a Igreja tentou combater em terras brasileiras foi o concubinato que acontecia entre senhores e mulheres escravizadas. A ligação comum dos interesses da Igreja com a monarquia dificultou bastante a real imposição do clero, já que até mesmo este estava maculado a Igreja Católica com a “mancha” da promiscuidade sexual.
Descrição: COSTA, J. da. G. A Igreja Católica e o Processo de moralização dos negros escravizados no Brasil do século XVII. 2011. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1656
Aparece nas coleções:III - HC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janine da Guia Costa.pdfJanine da Guia Costa849.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.