Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16583
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Jonhata Wilker dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-08T10:20:57Z | - |
dc.date.available | 2018-05-08T10:20:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-10-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16583 | - |
dc.description | SANTOS, J. W. dos. Dificuldades de alunos do 1º ano do Ensino Médio em Matemática diante de situações contextualizadas e descontextualizadas. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desse modo, o objetivo geral deste estudo é investigar as dificuldades que os alunos do 1° ano de ensino médio apresentam diante de duas atividades matemáticas, sendo uma descontextualizada e a outra contextualizada. Utilizamos uma abordagem qualitativa, desenvolvida com alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Campina Grande, Paraíba. Participaram da pesquisa 18 alunos. Foram excluídosdo estudo os alunos que apresentaram no mínimo uma das seguintes condições: alunos ausentes na primeira etapa da pesquisa; alunos que realizaram a primeira etapa, mas não estiverem presente na posterior. Foram aplicadas duas atividade de matemática com conteúdos vistos no ensino fundamental. Em cada atividade constou quatro questões do mesmo nível, sendo a primeira uma atividade descontextualizada em que apresentava questões explícitas e a segunda com problemas matemáticos contextualizados. Ao final de cada atividade os alunos descreveram, em poucas palavras, as dificuldades encontradas durante a realização das questões ambas as atividades foram aplicadas no mesmo dia em que foi estipulado pelo pesquisador um tempo para cada tipo de atividade e durante a resolução das questões não foi permitido esclarecimentos de dúvidas assim como quaisquer interrupções aos alunos. Tantonas questões não contextualizadas como nas contextualizadas, de forma geral, foram verificados mais erros que acertos, porém nas questões contextualizadas foram identificadas, pelos alunos, maiores dificuldades durante o desenvolvimento das questões propostas. Observou-se neste estudo, o quanto ainda existem dificuldades na resolução de questões matemáticas especialmente quando se trata de interpretação das questões contextualizadas, mesmo com todas as mudanças realizadas nos métodos e didáticas dos professores no decorrer dos tempos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Pedro Lúcio Barboza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Problemas matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Atividade descontextualizada | pt_BR |
dc.subject | Atividade contextualizada | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de alunos do 1º ano do Ensino Médio em Matemática diante de situações contextualizadas e descontextualizadas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jonhata Wilker dos Santos.pdf | PDF - Jonhata Wilker dos Santos | 17.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.