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Título: Da cena real à representação cinematográfica: as pessoas negras e suas práticas culturais no filme “Cafundó”
Autor(es): Rocha, Leandro Silva da
Palavras-chave: Cinema brasileiro
Práticas culturais
Negro
Data do documento: 20-Ago-2013
Resumo: O referente trabalho tem como objetivo analisar as representações das pessoas negras no cinema brasileiro, em especial no filme Cafundó (2005). Este filme narra a história de João de Camargo, personagem real que viveu no Brasil dos finais do século XIX e início do século XX, e fez da religião que criou instrumento de resistência da opressão que sofria, numa sociedade com práticas escravocratas. Dessa forma, com a ampliação dos objetos históricos propostos pela história cultural, assim como o destaque de novos sujeitos históricos, o cinema serve como uma fonte histórica capaz de fazer compreender a relação dos sujeitos no que se refere à construção e legitimação de suas imagens. Entendendo que as representações não são neutras, mas forjadas diante de vários interesses, pretende-se discutir as transformações da representação das pessoas negras, no cinema brasileiro, levando-se em consideração a realidade que rodeia a produção da obra cinematográfica, que neste caso, é direcionado ao filme Cafundó.
Descrição: ROCHA, L. S. da. Da cena real à representação cinematográfica: as pessoas negras e suas práticas culturais no filme “Cafundó”. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1663
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