Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1664
Título: O fruto que pende no panoptico: uma análise das representações do feminino nos ordenamentos filipinos
Autor(es): Mello, Pompeu Bezerra de
Palavras-chave: Feminino
Religiosidade
Ordenação filipina
Data do documento: 20-Ago-2013
Resumo: O trabalho em questão trata da representação do feminino no texto das Ordenações Filipinas. Um breve histórico das Ordenações Filipinas é seguido por uma análise voltada para a identificação de representações. A influência das representações religiosas cristãs no texto das ordenações é analisada com a finalidade de identificar a carga cultural, voltada para o pensamento religioso que o texto traz em suas palavras. As representações dos crimes sexuais, onde as mulheres figuram como vítima ou como representação vítima da é analisado como ponto principal. A normatização do feminino por meio de tipos ideais e de representações condenáveis coloca o texto das ordenações como um documento monumento. Os diversos crimes sexuais no texto das Ordenações da à extensão do alcance das ideias religiosas no direito penal colonial. A ponte entre a ideia de representação e texto de caráter normativo produz um discurso de exclusão, produzindo assim, uma representação de excluídos.
Descrição: MELLO, P. B. de. O fruto que pende no panoptico: uma análise das representações do feminino nos ordenamentos filipinos. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1664
Aparece nas coleções:III - HC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pompeu Bezerra de Mello.pdfPompeu Bezerra de Mello589.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.