Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1667
Título: O papel do pai na construção de um novo perfil familiar
Autor(es): Araújo, Roberta Gerciane Viana de
Palavras-chave: Pai – Família
Homem – Papel Familiar
Filhos
Relações de Gênero
Data do documento: 20-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho aborda a temática do papel do pai na construção de um novo perfil familiar na contemporaneidade. O interesse pela temática surgiu a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social realizado na Vara Privativa da Infância e da Juventude de Campina Grande/PB, quando percebemos que é cada vez maior a presença de pais que desejam assumir a guarda dos filhos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa que teve por sujeitos 04 (quatro) pais na faixa-etária entre 24 a 38 anos, que estavam com processos judiciais em andamento nas Varas de Família. O objetivo da investigação foi analisar as motivações dos pais, assim como a repercussão dessa decisão na dinâmica familiar. Para a coleta de dados foram utilizados a observação com registro em diário de campo, a pesquisa documental e bibliográfica e a entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Observou-se que a suspeita de maus-tratos e negligência da mãe em relação aos filhos foi a principal motivação dos sujeitos entrevistados para requerer a guarda e que o processo judicial foi iniciado para regularizar o que já existe de fato, pois esses pais já assumiram os cuidados com seus filhos.
Descrição: ARAÚJO, R. G. V. de. O papel do pai na construção de um novo perfil familiar. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1667
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Gerciane Viana de Araújo.pdfRoberta Gerciane Viana de Araújo481.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.