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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16676
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Elisangela Cely Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T16:13:11Z | - |
dc.date.available | 2018-05-15T16:13:11Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 780 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16676 | - |
dc.description | SILVA, E. C. A. Nordeste: espaço da saudade na música de Luiz Gonzaga em "a triste partida" e "asa branca". 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | A importância desse trabalho deve-se ao fato de que Luiz Gonzaga realizou como também deixou um vasto legado musical para a cultura brasileira, especialmente cantando e falando do Nordeste. Para tanto, buscamos discutir através da música “A Triste Partida” e “Asa Branca” a forma como é retratada a identidade no nordestino, assim como se configura nessas músicas o Nordeste caracterizado como espaço da saudade. Nesse sentido este trabalho se propõe analisar essas canções mostrando como as mesmas, ajudaram a propagar essa ideia de um Nordeste atrasado, incivilizado e com dificuldades, e que constantemente em suas canções vão construindo a imagem da saudade da terra nordestina, do lugar, da família e dos amores. É esse Nordeste que estar sempre vivenciado no passado, através daqueles que migraram do Nordeste e um dia sonham em voltar. É justamente nos meados dos anos 40 que surge Luiz Gonzaga, no momento em que a rádio está em plena expansão, assim como o país e a música brasileira que passam por significativas mudanças. Nesse sentido, Gonzaga assume a identidade nordestina, chamando atenção para o problema dessa região, tornando-a conhecida, para tanto se apropria da voz, do sotaque, da vestimenta. Muito embora, o discurso gonzaguiano reforce essa imagem homogênea que é construída em torno do Nordeste. Outro ponto que destacaremos é a linguagem forte, bastante carregada de figuras de linguagens, nesse caso, as comparativas, simbologias e expressões regionais que serão marca de suas músicas. E por fim o Nordeste cantando por ele é um Nordeste sem mudanças e sem perspectivas, ou seja, tudo parece estar como antes do jeito que ele deixou, mas que traz esse passado através de suas lembranças. O Nordeste é visto e sentido por ele em suas canções como espaço da saudade, saudade da infância, das brincadeiras e do convívio com as pessoas. Nordeste das tradições, dos homens simples e tementes a Deus, feitos de migrantes saudosos que nunca perderam a esperança de voltar á terra natal. Percebemos neste trabalho o quanto o Nordeste enquanto espaço vai além do aspecto físico mais que se consolida como memória viva nas canções de Gonzaga. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Lindaci Gomes de Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Luiz Gonzaga | pt_BR |
dc.subject | Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Cantor | pt_BR |
dc.title | Nordeste: espaço da saudade na música de Luiz Gonzaga em "A triste partida" e "Asa branca" | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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