Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/167
Título: Câncer: consequências para o paciente e família após a confirmação do diagnóstico
Autor(es): Carvalho, Joseilda Leite
Palavras-chave: Câncer
Pacientes
Família
Data do documento: 13-Set-2012
Resumo: Considerando o aumento de casos de câncer no Brasil e as suas repercussões diante do diagnóstico, objetivamos conhecer quais as principais conseqüências para os pacientes e familiares após a confirmação do diagnóstico. Esta é uma pesquisa de caráter exploratória e descritiva, com abordagem quantiqualitativa, com uma amostra de 30 sujeitos, sendo 15 pacientes e 15 familiares, que se encontravam internados, e acompanhados por seus familiares, em um hospital especializado em oncologia FAP (Fundação Assistencial da Paraíba), localizado na cidade de Campina Grande, PB. Os dados foram coletados no mês de novembro de 2010 após a comprovação do comitê de ética da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. As entrevistas foram realizadas através de um formulário com perguntas de informações sócio-demográficas e de perguntas semi-estruturada, sendo abertas e fechadas, ou seja, objetivas e subjetivas para alcance dos objetivos. Os dados foram submetidos à análise estatística e apresentados na forma de figuras e/ou tabelas. A mostra é caracterizada com a presença predominantemente do sexo feminino, com predominância da religião católica, casados, tem filhos, residem na zona rural, com baixa escolaridade, trabalhadores da agricultura, com renda mensal de um salário mínimo. O câncer de maior prevalência foi de útero que ocorre com mais freqüência em mulheres, sendo a terceira neoplasia maligna mais comum e a quarta de morte entre as mulheres. Depois de analisada a abordagem qualitativa identificarmos que são várias as conseqüências que ocorre no paciente e na família após a confirmação do diagnóstico que juntos compartilham os mesmos sofrimentos, devendo ser assistidos de forma igualitários.
Descrição: CARVALHO, J. L. Câncer: consequências para o paciente e família após a confirmação do diagnóstico. 2010. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/167
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseilda Leite Carvalho.pdfJoseilda Leite Carvalho909.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.