Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1671
Título: A representação do Nordeste na poesia repentista
Autor(es): Santos, Rosimar dos
Palavras-chave: Poesia
Nordestino
Repentistas
Preconceito
Data do documento: 21-Ago-2013
Resumo: Desde os tempos mais remotos da história observa-se a capacidade poética do homem. Os desenhos nas cavernas, as palavras oraculares, as fórmulas mágicas, rezas, encantamentos, cânticos bélicos, religiosos etc., revelam a necessidade que o ser humano sempre teve de representar o imaginário, o desejo de concretizar o abstrato. Diante disso, a presente monografia traz a análise da poesia repentista à luz da história cultural, a qual tomo como fundamento teórico para problematizar os discursos proporcionados pela poesia repentista sobre a região nordeste, bem como, o povo nordestino, construídos a partir das várias perspectivas que possuem características singulares que muitas vezes os entrelaçam numa rede de preconceitos gerados por séculos de múltiplos olhares lançados sobre esta região do Brasil. A partir desta análise questionamos alguns modelos de sujeitos que surgiram diante da força cultural e que tem na poesia repentista uma fonte de afirmação, denúncia, protesto, e até mesmo, mudança de paradigmas os quais ao longo deste trabalho se observa.
Descrição: SANTOS, R. dos. A representação do nordeste na poesia repentista. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1671
Aparece nas coleções:III - HC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosimar dos Santos.pdfRosimar dos Santos879.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.