Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16733
Título: O planejamento e a inteligência estratégicos na polícia civil da Paraíba
Autor(es): Figueiredo, Iranildo Germano de
Palavras-chave: Planejamento Estratégico
Inteligência Estratégica
Polícia Civil da Paraíba
Data do documento: 12-Dez-2016
Resumo: As políticas públicas em segurança podem ser mais pró ativas no enfrentamento diário contra a criminalidade, se forem observados o trabalho de análise criminal no acompanhamento e evolução dos crimes e suas modalidades, que estão em constante expansão e aperfeiçoamento. É preciso entender a razão de existência da instituição e saber claramente como realizar as suas missões e, principalmente, posicionar-se quanto ao futuro. É necessário que os envolvidos com a segurança pública aperfeiçoem seus conhecimentos e utilizem técnicas de gestão atualizadas para melhor desempenharem suas funções e assim atender aos anseios da sociedade, a qual também está sempre se modernizando e ficando mais esclarecida e sabedora dos seus direitos. Portanto, a execução de ações das forças policiais precisa de um planejamento e inteligência estratégicos prévios, esse planejamento é essencial dentro de cada unidade policial. É necessário que seus integrantes saibam coletar, organizar e interpretar informações. O presente trabalho apresenta uma pesquisa de caráter quantitativo, por ser um método que utiliza a estatística como ferramenta, onde geralmente são utilizados questionários para um levantamento de dados, como também por ser necessário realizar um estudo exploratório das fontes bibliográficas documentais através de livros e artigos que servirão como base da pesquisa aplicada por meio de questionário junto a policiais civis de delegacias da região metropolitana da capital, com o objetivo de fazer um diagnóstico quanto ao seu conhecimento e uso do planejamento estratégico e inteligência estratégica nas unidades de segurança pública na Paraíba, na visão dos policiais civis e, a partir dessa identificação, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura estratégica nas ações em segurança pública. Na revisão da literatura deste trabalho, foram pesquisados alguns dos principais autores do tema planejamento, administração e inteligência estratégicos, e sua importância para o sucesso das organizações. A análise dos dados da pesquisa, mostrou que o planejamento e inteligência estratégicos têm sido pouco empregado nas delegacias de polícia civil da Paraíba, devendo haver uma reformulação na cultura de sua utilização, através da capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de segurança pública.
Descrição: FIGUEIREDO, Iranildo Germano de. O planejamento e a inteligência estratégicos na polícia civil da Paraíba. 2016. 59f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16733
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iranildo Germano de Figueiredo.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.