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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16737
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Ianne Maria Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T18:42:47Z | - |
dc.date.available | 2018-05-21T18:42:47Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-17 | - |
dc.identifier.issn | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16737 | - |
dc.description | SOUZA, I. M. L. A variação linguística na música Gonzaguiana. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sustentados pela concepção heterogênea da Língua defendida pela teoria da sociolinguística, em contraposição à defesa da norma padrão como único mecanismo viável para a efetivação da comunicação, desenvolvemos esse trabalho com o objetivo geral de identificar e analisar os tipos de variação linguística presentes nas músicas de Luiz Gonzaga, compostas também em parcerias com Humberto Teixeira e Zé Dantas. Como objetivos específicos, foi pretensão nossa realizar interpretações no contexto temático das músicas, observando os aspectos que retratam e remetem aos costumes da região nordeste. Assim, o presente trabalho apresenta os elementos conceituais sobre o fenômeno da Variação Linguística elencados por Alkimin (2007), Antunes (2007), Bacelar (2009), Bagno (2011; 2007), Beline (2007) e Bortoni- Ricardo (2004), os quais serviram de suporte para a realização da análise das canções Assum Preto, Derramaro o Gái e Lorota Boa. Nesse sentido, antes da análise propriamente dita da variação linguística, apresentamos algumas considerações a respeito dos caminhos que influenciaram a musicalização nordestina realizada por Gonzaga, marcada pelos costumes do povo da região nordeste bem como os elementos linguísticos e variacionais. Para isso, tivemos por base, entre outras fontes, as considerações de Barbosa (2007), Dreyfus (1996), Lopes (2007) e Santos (2004). Trata-se de um trabalho fundamentado na heterogeneidade da língua, utilizando-se dos conceitos da sociolinguística para analisar o gênero música que serviu de instrumento para divulgar as características de uma região que se tornou capaz de transformar, entre outros aspectos, a variação linguística em arte. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Noelma Cristina dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Gonzaguinha (Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior) | pt_BR |
dc.subject | Letra de música | pt_BR |
dc.title | A variação lingüística na música Gonzaguiana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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