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dc.contributor.authorHonório, Maria Janaina Alves Cordeiro-
dc.date.accessioned2018-06-06T18:36:20Z-
dc.date.available2018-06-06T18:36:20Z-
dc.date.issued2018-05-07-
dc.identifier.issnCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16763-
dc.descriptionHONÓRIO, M. J. A. C. A prática de leitura imagética no ensino de língua portuguesa: interpretando as imagens nos anúncios publicitários . 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português ) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.pt_BR
dc.description.abstractComumente, ao utilizarmos de alguns meios de comunicação, sem nos darmos conta, nos deparamos com algumas formas de persuasão, pois estas sempre nos aparecem em jornais ou revistas, na televisão, ou ainda em cartazes inseridos nas ruas e/ou prédios. Dentre estas formas, temos o anúncio publicitário, que não se limita a persuadir as pessoas com o seu poder de manipulação até que as convençam de comprar o produto ou utilizar os serviços que estão sendo anunciados. Diante disso, temos a seguinte questão de pesquisa: Como os elementos visuais são tratados pelo Livro Didático de Língua Portuguesa na leitura do gênero textual anúncio publicitário? A partir desse questionamento, temos como objetivo geral verificar como se dá a prática de leitura imagética com relação ao gênero anúncio publicitário para a formação de um sujeito crítico. Como objetivos específicos, pretendemos: a) identificar em que proporção é provocada a atenção dos alunos para a atribuição de sentido aos elementos visuais do gênero textual anúncio publicitário; b) apontar quais os significados representacionais, interacionais e composicionais que perfazem os anúncios publicitários, demonstrando como eles contribuem para o entendimento geral desse texto multimodal. Para fundamentar a pesquisa, temos como base o aporte teórico do Letramento Visual e da Multimodalidade (ALMEIDA, 2008; DIONÍSIO; VASCONCELOS, 2013; KRESS; van LEEUWEN, 1996). Ainda são utilizadas leituras para o entendimento dos gêneros textuais e, de maneira específica, do gênero anúncio publicitário (CARDOSO, 2008; SCHRODER; VESTEERGARD, 2004; MARCUSCHI, 2008). O corpus desta pesquisa consta de (02) anúncios publicitários selecionados do LD Português: Linguagens 8° ano, no período de agosto de 2017 a novembro de 2017. Essa pesquisa justifica-se pelo fato de como a comunicação visual vem se tornando cada vez mais presente em livros didáticos e no meio social do qual participamos, assim como é importante tanto para o professor quanto para pesquisadores entenderem de que maneira as imagens se incorporam dentro do livro didático. Desse modo, nosso trabalho é, essencialmente, de natureza qualitativa, pois se propõe à análise e interpretação dos dados coletados. De acordo com as análises dos anúncios publicitários do livro didático Português: Linguagens, percebemos que alguns despertam curiosidade, conhecimentos, valores de informações quanto às suas estruturas, quando remetem o que a imagem estava reportando com alguns dos participantes representados envolvidos em ações, nos mais variados cenários. Estes aspectos foram observados também nas questões do LD no que diz respeito ao estudo do texto verbal. Buscamos contribuir, portanto, para que o ensino de leitura de imagens de anúncios publicitários numa perspectiva multimodal conceda aos leitores um olhar crítico mediante os textos imagéticos que os rodeiam e circulam na sociedade, atentando assim não apenas para o texto verbal e suas especificidades, mas para os discursos que estão perpassados de forma implícita a partir das imagens, dos símbolos, dos caracteres visuais.pt_BR
dc.description.sponsorshipJordão Joanes Dantas da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramento visualpt_BR
dc.subjectLetramento multimodalpt_BR
dc.subjectAnúncio publicitáriopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleA prática de leitura imagética no ensino de língua portuguesa: interpretando as imagens nos anúncios publicitáriospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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