Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16848
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Claudson Eduardo Araújo Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-18T18:10:39Z | - |
dc.date.available | 2018-06-18T18:10:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16848 | - |
dc.description | BARROS, C. E. A. B. O ensino de Física na perspectiva inclusiva: Uma proposta didática para os deficientes visuais. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo da necessidade de realizar a inclusão dos aprendizes deficientes visuais nas aulas de Física do ensino regular, decidiu-se mostrar uma proposta didática que, em sua aplicação, pode se basear em saberes docentes e em uma sequência didática. Mesmo não tendo ido à prática, a mesma carrega consigo o conhecimento fornecido pelos autores estudados permitindo assim sua estruturação buscando atender as necessidades de todos os aprendizes. Os saberes docentes, por sua vez, enfatizam a necessidade do docente conhecer as reais necessidades do aprendiz deficiente visual para que possam ser feitas abordagens de formas mais adequadas. Assim, foi feita a proposta da abordagem baseada no Movimento Retilíneo Uniforme com auxílio de uma maquete interativa que simula um campo de futebol e permite a modificação da posição da bola para que o fenômeno possa ser esquematizado mentalmente. Ainda dentro da proposta didática, tem-se avaliações que podem ser feitas com os aprendizes em conjunto e, também, individualmente. Por fim, é possível notar que é necessário a prática para que os saberes docentes sejam aferidos e que a forma como o professor lida com a proposta é que pode tornar sua aplicação eficaz ou não. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ruth Brito de Figueiredo Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Proposta didática | pt_BR |
dc.subject | Deficientes visuais | pt_BR |
dc.title | O ensino de Física na perspectiva inclusiva: Uma proposta didática para os deficientes visuais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Claudson Eduardo Araújo Barbosa Barros.pdf | PDF - Claudson Eduardo Araújo Barbosa Barros | 12.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.