Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Claudson Eduardo Araújo Barbosa-
dc.date.accessioned2018-06-18T18:10:39Z-
dc.date.available2018-06-18T18:10:39Z-
dc.date.issued2018-05-18-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16848-
dc.descriptionBARROS, C. E. A. B. O ensino de Física na perspectiva inclusiva: Uma proposta didática para os deficientes visuais. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractPartindo da necessidade de realizar a inclusão dos aprendizes deficientes visuais nas aulas de Física do ensino regular, decidiu-se mostrar uma proposta didática que, em sua aplicação, pode se basear em saberes docentes e em uma sequência didática. Mesmo não tendo ido à prática, a mesma carrega consigo o conhecimento fornecido pelos autores estudados permitindo assim sua estruturação buscando atender as necessidades de todos os aprendizes. Os saberes docentes, por sua vez, enfatizam a necessidade do docente conhecer as reais necessidades do aprendiz deficiente visual para que possam ser feitas abordagens de formas mais adequadas. Assim, foi feita a proposta da abordagem baseada no Movimento Retilíneo Uniforme com auxílio de uma maquete interativa que simula um campo de futebol e permite a modificação da posição da bola para que o fenômeno possa ser esquematizado mentalmente. Ainda dentro da proposta didática, tem-se avaliações que podem ser feitas com os aprendizes em conjunto e, também, individualmente. Por fim, é possível notar que é necessário a prática para que os saberes docentes sejam aferidos e que a forma como o professor lida com a proposta é que pode tornar sua aplicação eficaz ou não.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ruth Brito de Figueiredo Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.titleO ensino de Física na perspectiva inclusiva: Uma proposta didática para os deficientes visuaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudson Eduardo Araújo Barbosa Barros.pdfPDF - Claudson Eduardo Araújo Barbosa Barros12.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.