Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16880
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Marisa dos Anjos Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-25T21:05:53Z | - |
dc.date.available | 2018-06-25T21:05:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-21 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16880 | - |
dc.description | XAVIER, M. A. S. Atendimento escolar especializado, literatura e contação de história: refletindo a prática pedagógica em uma escola do município de Monteiro - PB. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por finalidade refletir sobre a prática de leitura literária, contação de histórias e suas contribuições para o processo de sociabilização e aprendizado, em especial do educando com Deficiência Intelectual (DI), em sala de aula. Foram observadas aulas de língua portuguesa, dando destaque aquelas onde a literatura é abordada. Também acompanhamos alguns atendimentos na sala do AEE (Atendimentos Escolar Especializado) e realizamos entrevistas com os docentes das turmas aqui mencionadas. Diante das análises teóricas é possível refletir que a prática da leitura literária e contação de histórias contribui para a formação e desenvolvimento intelectual do educando com DI. Mediante as informações coletadas conclui-se que o ensino de literatura, através de leitura e contação de história não é uma prática pedagógica consistente e cotidiana na realidade estudada, especialmente no ensino destinado aos alunos com DI. Entre os motivos apresentados pelos educadores, destacamos a defasagem na formação acadêmica, bem como a superlotação nas salas de aula, o que segundo eles, desfavorece o processo de socialização e aprendizagem. Pretendemos que este trabalho venha contribuir, não só no debate acadêmico, mas também para ampliação de práticas de leitura de textos literários. Acreditamos que a partir da dessa prática seja possível enriquecer as aulas, ampliar horizontes e as expectativas dos alunos, dando-lhes maior oportunidade de crescimento psicossocialmente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Christina Gladys de Mingareli Nogueira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE) | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.title | Atendimento escolar especializado, literatura e contação de história: refletindo a prática pedagógica em uma escola do município de Monteiro - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marisa dos Anjos Silva Xavier.pdf | PDF - Marisa dos Anjos Silva Xavier | 498.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.