Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Marisa dos Anjos Silva-
dc.date.accessioned2018-06-25T21:05:53Z-
dc.date.available2018-06-25T21:05:53Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.issnCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16880-
dc.descriptionXAVIER, M. A. S. Atendimento escolar especializado, literatura e contação de história: refletindo a prática pedagógica em uma escola do município de Monteiro - PB. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade refletir sobre a prática de leitura literária, contação de histórias e suas contribuições para o processo de sociabilização e aprendizado, em especial do educando com Deficiência Intelectual (DI), em sala de aula. Foram observadas aulas de língua portuguesa, dando destaque aquelas onde a literatura é abordada. Também acompanhamos alguns atendimentos na sala do AEE (Atendimentos Escolar Especializado) e realizamos entrevistas com os docentes das turmas aqui mencionadas. Diante das análises teóricas é possível refletir que a prática da leitura literária e contação de histórias contribui para a formação e desenvolvimento intelectual do educando com DI. Mediante as informações coletadas conclui-se que o ensino de literatura, através de leitura e contação de história não é uma prática pedagógica consistente e cotidiana na realidade estudada, especialmente no ensino destinado aos alunos com DI. Entre os motivos apresentados pelos educadores, destacamos a defasagem na formação acadêmica, bem como a superlotação nas salas de aula, o que segundo eles, desfavorece o processo de socialização e aprendizagem. Pretendemos que este trabalho venha contribuir, não só no debate acadêmico, mas também para ampliação de práticas de leitura de textos literários. Acreditamos que a partir da dessa prática seja possível enriquecer as aulas, ampliar horizontes e as expectativas dos alunos, dando-lhes maior oportunidade de crescimento psicossocialmente.pt_BR
dc.description.sponsorshipChristina Gladys de Mingareli Nogueirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado (AEE)pt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.titleAtendimento escolar especializado, literatura e contação de história: refletindo a prática pedagógica em uma escola do município de Monteiro - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marisa dos Anjos Silva Xavier.pdfPDF - Marisa dos Anjos Silva Xavier498.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.