Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16884
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, João Paulo Amorim de | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-25T21:28:35Z | - |
dc.date.available | 2018-06-25T21:28:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
dc.identifier.issn | CDD 801.959 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16884 | - |
dc.description | OLIVEIRA, J. P. A. Dom Quixote: breve análise da influência da obra para o ensino de valores na educação. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo busca fazer um estudo sobre a obra El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha que foi escrita pelo espanhol Miguel de Cervantes em 1605, o livro conta a história de um fidalgo chamado Alonso, que acaba perdendo o juízo, devido a sua paixão por ler livros de cavalaria. E através de sua jornada Dom Quixote ensina vários valores como: amizade, humildade, coragem e etc. Uma obra que trata da liberdade do indivíduo. Por apresentar um personagem com anseios progressistas para aquela época, faz-se necessário analisar sua leitura através de uma reflexão levando para o âmbito educacional, pois se encontram importantes contribuições que se pode assimilar para a educação enquanto meio de transformação do indivíduo. Uma obra escrita há séculos que nunca deixou de ser atual e para difundir essa atualidade se fará um estudo com o livro Vida de Don Quijote y Sancho Panza do escritor espanhol Miguel de Unamuno. Sobre a questão dos valores para o ensino presentes em Dom Quixote, o presente trabalho terá como suporte as obras do pedagogo Paulo Freire. A investigação que se dará mediante o método revisão bibliográfica contará com o seguinte aporte teórico: Pedagogia da Autonomia (1996); Pedagogia do Oprimido (1968), obras estas que têm a mesma finalidade, que é a luta pela liberdade do ser humano oprimido. Sendo assim, se fará relação com as vivências do personagem Quixote com a pedagogia libertadora de Paulo Freire. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Cristiane Agnes Stolet Correia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha (Novela) | pt_BR |
dc.subject | Miguel de Cervantes | pt_BR |
dc.subject | Vida de Don Quijote y Sancho Panza (Obra) | pt_BR |
dc.subject | Miguel de Unamuno | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Literatura comparada | pt_BR |
dc.title | Dom Quixote: breve análise da influência da obra para o ensino de valores na educação. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joao Paulo Amorim de Oliveira.pdf | PDF - Joao Paulo Amorim de Oliveira | 395.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.