Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1689
Título: Serviço social e a humanização da saúde na perspectiva da consolidação dos direitos de cidadania no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA)
Autor(es): Araujo, Samara Liane Lopes
Palavras-chave: Política da Saúde
Política Nacional de Humanização (PNH)
Prática Humanizada
Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA)
Serviço Social
Data do documento: 22-Ago-2013
Resumo: Este artigo consiste no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado ao curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), referente à experiência de estágio no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), Campina Grande-PB. O presente estudo aborda acerca do Serviço Social articulado à Política Nacional de Humanização (PNH) de acordo com a percepção das Assistentes Sociais plantonistas da instituição mencionada, as quais constituíram-se como sujeitos da pesquisa, cuja amostra foi de 40%, realizada no período de janeiro a dezembro de 2011, tendo como objetivo geral norteador: analisar a articulação existente entre o Serviço social e a Humanização da Saúde na perspectiva da consolidação dos direitos de cidadania no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). Para os procedimentos metodológicos utilizou-se a observação sistemática, aplicação de entrevista semi-estruturada e o registro em diário de campo, sendo a pesquisa de caráter exploratório e estudo descritivoanalítico, apresentando como método de abordagem o qualitativo e também aspectos quantitativos. Para análise dos dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo e sua interpretação, a qual possibilitou visualizar e examinar o que foi dito explícito e implicitamente levando em consideração o contexto social em que os sujeitos da pesquisa estão inseridos. Os resultados da pesquisa apontaram para uma incipiente percepção, compreensão e concretização da Política Nacional de Humanização (PNH), a articulação efetiva com o Serviço Social merece atenção e reconhecimento para que haja a satisfatória viabilização dos direitos de cidadania.
Descrição: ARAÚJO, S. L. L. Serviço social e a humanização da saúde na perspectiva da consolidação dos direitos de cidadania no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). 2011. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1689
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara Liane Lopes Araujo.pdfSamara Liane Lopes Araujo1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.