Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1693
Título: A higienização no espaço escolar: relatos sobre a educação na Paraíba Republicana (1900 – 1920)
Autor(es): Lima, Eva Wilma Leoncio de
Palavras-chave: Educação - Paraíba
Espaço escolar
Lyceu Parahybano
Data do documento: 22-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as discussões publicadas no Jornal A União e nas Cartas Presidenciais referentes ao período que compreende os anos 1900 a 1920 na cidade da Paraíba acerca dos propósitos eugênicos no Brasil. Os contextos políticos e intelectuais interferiram nas ações sociais relacionadas ao movimento eugenista e suas implicações na sociedade paraibana, ou seja, a promoção de uma identidade nacional cujos indivíduos estivessem aptos a transmitir para as novas gerações os “comportamentos culturais” do homem moderno. Entre as medidas tomadas pelo Governo da Paraíba para implementar a eugenia na capital podemos destacar as campanhas sanitaristas que através de sua ações justificavam a precariedade das condições de higienização e saúde existentes no país. Cada ideia propagada pelos intelectuais brasileiros tinha como objetivo principal educar a nova sociedade brasileira, configurando a melhoria das condições de higienização da cidade e dos ambientes coletivos, aos quais determinavam o fortalecimento deste discurso que foi inserido no ambiente escolar com intuito de formar os novos cidadãos republicanos. Serão enfocadas neste discurso as medidas aplicadas pelo Governo da Paraíba no período correspondente a atuação de cada Presidente de Estado, com enfoque principal para o sistema educacional paraibano que sofreu as alterações necessárias para a instauração do discurso eugenista na Capital deste Estado.
Descrição: LIMA, E. W. L. de. A higienização no espaço escolar: relatos sobre a educação na Paraíba Republicana (1900 – 1920). 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1693
Aparece nas coleções:III - HC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eva Wilma Leoncio de Lima.pdfEva Wilma Leoncio de Lima602.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.