Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Cosme Paulo dos-
dc.date.accessioned2018-07-06T11:53:31Z-
dc.date.available2018-07-06T11:53:31Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17000-
dc.descriptionSANTOS, C. P. dos. A disciplina de história no Brasil: percursos e propostas alternativas de ensino de história para o século XXI. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como finalidade identificar a construção do ensino de história no Brasil, abordando de forma breve, um percurso que perpassa pelo Brasil Colônia, Império e República, através de pesquisa bibliográfica para embasamento teórico. Nossa delimitação temática propõe um exame de metodologias de ensino de história para o século XXI, como ferramentas alternativas para trabalhar em sala de aula, em específico o RPG de mesa e os games, analisando seus pontos positivos e as dificuldades em aplicá-los em sala de aula, possibilitando atrair os jovens às aulas que se tornam mais dinâmicas e atrativas a esse público. Através de leituras e uso das obras sugeridas, buscando articular as leituras para traçar o perfil do ensino de história e para entender a necessidade de buscar novas alternativas de metodologia para ensino além da aula expositiva. Tomando como base artigos sobre RPG de mesa em ensino de história, buscamos explicar os benefícios de usar a imaginação do aluno para o processo pedagógico baseados no Sócio Construtivismo de Vygotsky e em seguida abordamos o aspecto cultural dos jogos e o aspecto de espelhamento do cotidiano (o cotidiano simbólico) nos jogos eletrônicos, o que torna essa mídia mais atrativa aos jovens.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José do Egitopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectRPG de mesapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleA disciplina de história no Brasil: percursos e propostas alternativas de ensino de história para o século XXIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cosme Paulo dos Santos.pdf389.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.