Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Cosme Paulo dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-06T11:53:31Z | - |
dc.date.available | 2018-07-06T11:53:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17000 | - |
dc.description | SANTOS, C. P. dos. A disciplina de história no Brasil: percursos e propostas alternativas de ensino de história para o século XXI. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como finalidade identificar a construção do ensino de história no Brasil, abordando de forma breve, um percurso que perpassa pelo Brasil Colônia, Império e República, através de pesquisa bibliográfica para embasamento teórico. Nossa delimitação temática propõe um exame de metodologias de ensino de história para o século XXI, como ferramentas alternativas para trabalhar em sala de aula, em específico o RPG de mesa e os games, analisando seus pontos positivos e as dificuldades em aplicá-los em sala de aula, possibilitando atrair os jovens às aulas que se tornam mais dinâmicas e atrativas a esse público. Através de leituras e uso das obras sugeridas, buscando articular as leituras para traçar o perfil do ensino de história e para entender a necessidade de buscar novas alternativas de metodologia para ensino além da aula expositiva. Tomando como base artigos sobre RPG de mesa em ensino de história, buscamos explicar os benefícios de usar a imaginação do aluno para o processo pedagógico baseados no Sócio Construtivismo de Vygotsky e em seguida abordamos o aspecto cultural dos jogos e o aspecto de espelhamento do cotidiano (o cotidiano simbólico) nos jogos eletrônicos, o que torna essa mídia mais atrativa aos jovens. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José do Egito | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | RPG de mesa | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.title | A disciplina de história no Brasil: percursos e propostas alternativas de ensino de história para o século XXI | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cosme Paulo dos Santos.pdf | 389.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.