Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1705
Título: A identidade negra na poesia de Lino Guedes, Bruno de Menezes e Sosígenes Costa
Autor(es): Santos, Severina Faustino dos
Palavras-chave: Identidade
Diferença
Representação
Negro
Modernismo
Data do documento: 23-Ago-2013
Resumo: O objetivo da nossa pesquisa é analisar a representações da imagem do negro na poesia de Lino Pinto Guedes , Bruno de Menezes e Sosígenes Costa, e o impacto causado por essa literatura percebendo como ocorre o processo de denúncia social e resistência por parte da personagem negra no que diz respeito ao processo da afirmação da identidade. Os objetivos específicos propõem investigar se a forma de descrição das personagens tende a revelar um processo de construção de identidade negativa ou positiva; analisar se no processo de modo de representação, os escritores brasileiros, Lino Pinto Guedes, Bruno de Menezes e Sosígenes Costa eram coerentes no discurso com as questões de denúncias sociais e inconformismos perante os aspectos políticos e sociais estabelecidos no período e identificar se existem outros tipos de enfoques diferentes sobre a imagem do negro, além das marcas de inferioridade repetida nos estudos anteriores. Para obter os objetivos propostos optamos por trabalhar o conceito de identidade e diferença a partir de uma relação de caráter antropológico, voltado para o estudo de revisão bibliográfica, Hall (1999) A identidade cultural na pós-modernidade; Identidade e diferença (2000); Bhabha (2007) O local da cultura. Na perspectiva da fase modernista os estudos de Bosi (1994) História concisa da literatura brasileira, sobre o tema da presença do negro na literatura, Bernd (1988) Introdução a Literatura Negra; Poesia negra brasileira (1992), Damasceno (2003) Poesia negra no modernismo brasileiro. Nesse sentido, o estudo aponta para um tipo de observação do discurso político e social que se repetem no traço literário dos autores desse período.
Descrição: SANTOS, S. F. dos. A identidade negra na poesia de Lino Guedes, Bruno de Menezes e Sosígenes Costa. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura e Cultura Afro-Brasileira e Africana)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1705
Aparece nas coleções:III - LCABA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severina Faustino dos Santos.pdfSeverina Faustino dos Santos815.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.