Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1708
Título: O ensino de história no combate ao racismo na escola em Guarabira - PB
Autor(es): Oliveira, Marcelo Dantas
Palavras-chave: Racismo
História - ensino
Lei 1.645/2008
Data do documento: 23-Ago-2013
Resumo: Este estudo tem como tema o ensino de história no combate ao racismo na escola em Guarabira-PB e seu objetivo principal é discutir, através da análise textual de entrevistas com professores de História do Ensino Fundamental, como os docentes da área ressignificam os elementos históricos sobre os povos indígena e africano. Para tanto, elegeu-se como espaço pesquisado a E.E.E.F.M. Prof. José Soares de Carvalho, Guarabira-PB, no ano de 2011. A pesquisa é do tipo exploratória, com abordagem qualitativa da qual participaram cinco professores titulares da disciplina de História. Os dados foram coletados por meio de questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas que versam sobre a formação do professor, sua compreensão sobre a Lei 11.645/2008, racismo e prática cotidiana. A pesquisa qualitativa privilegiou a “fala” dos sujeitos entrevistados, embora também se tenha privilegiado dados quantitativos representados por tabelas; o estudo enfatiza os aspectos das representações sociais para que o conhecimento da ação docente pudesse ser expressado. Os resultados do estudo revelam que os professores possuem um conhecimento vago acerca das relações raciais, uma vez que para uma maioria o racismo é caracterizado como algo “natural”, revelando que o preconceito racial ainda não é discutido efetivamente no meio escolar, o que contribui para a disseminação e ratificação do racismo e discriminação na escola. Ressaltamos, ainda, que tal fato pode decorrer da ausência de informação dos docentes sobre o tema e da persistência de um ensino de História voltado apenas para os conteúdos cristalizados da pedagogia tradicional. Esses elementos podem inviabilizar a desconstrução de ideias estigmatizadoras em relação aos negros e índios nas salas de aula. Concluiu-se, entre outras coisas, que o que precisa ser evidenciado na sala de aula, ou na prática escolar, é o estímulo à sensibilização do professor para a problemática em estudo e para a necessidade específica de desconstruir o preconceito e a discriminação na escola pelo víeis do ensino de História.
Descrição: OLIVEIRA, M. D. O ensino de história no combate ao racismo na escola em Guarabira-PB. 2011. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura e Cultura Afro-Brasileira e Africana)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1708
Aparece nas coleções:III - LCABA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Dantas Oliveira.pdfMarcelo Dantas Oliveira833.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.