Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1714
Título: A representação do negro em Quase dois irmãos
Autor(es): Santos, Eveline Alvarez dos
Palavras-chave: Negro
Cinema
Representação
Data do documento: 23-Ago-2013
Resumo: A representação do negro é sempre muito discutida na atualidade. Considerada como um aspecto que pode ser abordado na literatura, no cinema, nas artes plásticas e no teatro, essa representação é feita de diferentes formas, levantando inúmeras vertentes de discussões acerca do tema. Entendendo o cinema como uma das formas de manifestação artística e como um veículo difusor de ideias no contexto sociocultural, podemos também utilizá-lo como objeto de investigação para entendermos melhor as diferentes visões que a sociedade nos dá da vida, do ser humano e das suas posturas sociais. A partir dos estudos teóricos acerca da imagem e suas significações no cinema, esta pesquisa tem como objetivo investigar, a representação do negro no filme Quase dois irmãos, dirigido por Lúcia Murat, que divide o roteiro com Paulo Lins. Para nossa discussão, partimos dos pressupostos teóricos de estudiosos como Lucia Santaella, Christian Metz e José Rodrigues dentre outros.
Descrição: SANTOS, E. A. dos. A representação do negro em Quase dois irmãos. 2011. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura e Cultura Afro-Brasileira e Africana)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1714
Aparece nas coleções:III - LCABA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eveline Alvarez dos Santos.pdfEveline Alvarez dos Santos1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.