Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1718
Título: A soberania do tribunal do júri como mecanismo da realização da democracia
Autor(es): Félix, Uberlândia de Sousa
Palavras-chave: Tribunal do Júri
Democracia
Participação popular
Data do documento: 23-Ago-2013
Resumo: A justiça prima pela democracia muito embora, esse elemento nem sempre seja alcançado. No entanto há determinados dispositivos jurídicos que podem facilitar o primado da democracia. O tribunal do Júri é um desses dispositivos. Com suas origens na Antiguidade se faz presente no ordenamento jurídico brasileiro desde o Império até os dias atuais. Nosso objetivo é verificar a importância do Tribunal do Júri como mecanismo de efetivação da democracia. Isto se justifica por está previsto na Constituição Federal em seu artigo 5°, inciso XXXVIII, alínea “c”, incluído como uma garantia fundamental visto como um dos meios mais democráticos do exercício da cidadania popular. Faremos uma analise bibliográfica das diversas opiniões sobre a existência e importância do Tribunal do Júri para a sociedade e para a realização da democracia participativa. Observaremos como esse mecanismo ajuda a aproximar o cidadão da Justiça e esta da sociedade. Demonstraremos importância do Tribunal do Júri enquanto instrumento de democracia para a consolidação da participação da sociedade em um Estado Democrático de Direito. Conclui-se que o Tribunal do Júri é o dispositivo jurídico que mais se aproxima das necessidades democráticas da sociedade.
Descrição: FÉLIX, U. de. S. A soberania do tribunal do júri como mecanismo da realização da democracia. 2013. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1718
Aparece nas coleções:III - DFD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Uberlândia de Sousa Félix.pdfUberlândia de Sousa Félix679.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.