Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1719
Título: Educação em direitos humanos como instrumento para efetivação dos direitos fundamentais e garantia da cidadania
Autor(es): Ribeiro, Everaldo da Silva
Palavras-chave: Direitos humanos
Educação
Cidadania
Data do documento: 23-Ago-2013
Resumo: Nos últimos anos, tem havido um extenso debate na literatura jurídica em torno da educação em direitos humanos como elemento determinante para a efetivação dos direitos fundamentais e a garantia de uma cidadania plena. O referido tema tem desafiado pesquisadores de diversos ramos do conhecimento quanto à implantação de uma cidadania de direitos que promova a dignidade, a liberdade e a igualdade das pessoas individualmente e dos grupos, especialmente aqueles sob os riscos mais intensos. A educação em direitos humanos proporciona conhecimento das bases do direito, contribuindo para concretizá-los. A conscientização da população em relação a esses direitos é de inegável importância para a construção de uma cidadania plena. Como instrumento eficaz para se alcançar essa consciência, o processo educacional tem papel fundamental. A Educação voltada para a promoção dos Direitos Humanos traz consigo desafios e implicações fundamentais que podem e devem contribuir de forma marcante para a construção de uma cultura de respeito à dignidade humana. Nesse sentido, pode-se considerar a educação, associada a outros instrumentos de divulgação e respeito aos direitos humanos como um instrumento necessário e imprescindível para a efetivação dos direitos humanos.
Descrição: RIBEIRO, E. da. S. Educação em direitos humanos como instrumento para efetivação dos direitos fundamentais e garantia da cidadania. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1719
Aparece nas coleções:III - DFD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Everaldo da Silva Ribeiro.pdfEveraldo da Silva Ribeiro407.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.