Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/173
Título: Prevalência da tuberculose no município de Areia-PB
Autor(es): Rocha, Andressa Lopes
Palavras-chave: Tuberculose
Saúde pública
Epidemiologia
SINAN
Data do documento: 14-Set-2012
Resumo: A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa de fácil disseminação que estápresente desde os tempos mais remotos da história da humanidade. Ainda hoje, mesmo com a existência do tratamento medicamentoso eficiente no combate a doença, atuberculose continua como uma enfermidade prevalente e preocupante mundialmente, e esse fato pode ser atribuído a complexidade que envolve a doença; que atingeprincipalmente os países em desenvolvimento, onde as iniqüidades sociais são maisacentuadas. O presente trabalho descreve o perfil epidemiológico da tuberculose no município de Areia - PB, no período de 2001 a 2010. É um estudo descritivo deabordagem quantitativa do tipo transversal, realizado a partir de dados coletados noSistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), sobre os casos deprevalência notificados da tuberculose no município, analisando-se as variáveis sóciodemográfica dos portadores da doença. O universo do estudo foi composto de 33 doentes de TB notificados durante o período de 2001 a 2010. Os doentes forampredominantemente do sexo masculino (70%); o número de adultos somou 34% entrehomens e mulheres. Quanto aos agravos associados à TB, a maioria eram alcoolistas ediabéticos, registrando a mesma porcentagem (42%). A taxa de cura foi de 73% eabandono 6%, evidenciando que a resposta ao tratamento a TB na maioria dos casosregistrados obteve um feedback positivo. Os resultados da pesquisa mostraram que o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) no município de Areia foiatuante e possibilitou mudanças significativas se comparado a outros estudossemelhantes realizados em outras regiões do país. O trabalho permitiu conhecer o perfilepidemiológico dos doentes do município de Areia - PB e a atuação do Programa deControle da Tuberculose no município, através do trabalho desenvolvido pelasEstratégias Saúde da Família.
Descrição: ROCHA, A. L. Prevalência da tuberculose no município de Areia - PB. 2010. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/173
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andressa Lopes Rocha 1.pdfAndressa Lopes Rocha Parte 11.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Andressa Lopes Rocha 2.pdfAndressa Lopes Rocha Parte 21.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.