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dc.contributor.authorMariano, Ivanildo Pereira-
dc.date.accessioned2018-07-23T10:57:01Z-
dc.date.available2018-07-23T10:57:01Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.otherCDD 371.94-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17378-
dc.descriptionMARIANO, I. P. Inclusão da criança autista na escola: visão de docentes sobre o processo. 2018. 37f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa se propôs analisar como é o processo de inclusão das crianças autistas, no ambiente educacional. Partiu-se do pressuposto de que o educador pouco conhece sobre os transtornos de aprendizagem, especificamente quando se refere ao acolhimento institucional, aos processos e planejamentos didáticos, sobre recursos materiais, físicos e atividades sócia interativas. Acredita-se que fontes investigativas que reflitam sobre estas questões tornam-se importantes projetos inclusivos. Para dar conta deste trabalho utilizou-se os fundamentos dos seguintes autores: Bosa (2006), Togashi e Walter (2006), Losapio e Pondé (2008), Serra (2010), Santos e Santos (2012), Sanini e Bosa (2015), todos diretamente relacionados com a temática em questão. A proposta metodológica foi divida em dois momentos: em uma pesquisa bibliográfica – primeira parte teórica e outra de campo, ambas de abordagem qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com cinco professores e dois gestores, em escola pública, nos munícipios de Cuité e Juazeirinho, Estado da Paraíba. Os principais resultados apontaram para o direito a educação de todos e uma necessidade de repensar um novo modelo de educação. Observamos, a partir da fala dos docentes, que há muito que fazer e que temos muitas instituições escolares que necessitam de apoio para as práticas de inclusão. Vencer as barreiras que são colocadas entre os alunos com algum tipo de deficiência física ou mental, torna-se emergente e tardio. Nas considerações finais salienta-se uma adequação de proposta de acolhimento, com práticas educativas que levem em consideração o interesse do educando, que a nosso ver são mais significativas no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Carlos Cirinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleInclusão da criança autista na escola: visão de docentes sobre o processopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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