Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1738
Título: Uso de medicamentos por pacientes idosos internados em um hospital filantrópico
Autor(es): Santos, Rômulo Moreira dos
Palavras-chave: Saúde do Idoso
Qualidade de Vida
Medicamento
Reação Adversa
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: A elevada incidência de doenças crônicas na terceira idade induz ao aumento de terapias medicamentosas intermitentes. A presença de patologias concomitantes e prescrições elaboradas por diversos profissionais de saúde facilitam a prática da polifarmácia, surgimento de doenças iatrogênicas e esquemas terapêuticos pouco cômodos para o paciente. O estudo foi realizado junto aos pacientes idosos internados no Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), Campina Grande, com objetivo de estudar o consumo de medicamentos por estes pacientes, observando as possíveis reações adversas a medicamentos (RAM), interações medicamentosas apresentadas e a presença de medicamentos de alto risco prescritos para este grupo etário. A pesquisa foi descritiva e transversal, com abordagem quantitativa, constituída por uma amostra de 65 pacientes, acompanhados através do Centro de Farmacovigilância do hospital, no período de agosto de 2009 a julho de 2010. Mais de 90% dos pacientes estavam sob polifarmácia, as possíveis RAM encontradas estavam mais relacionadas ao trato gastrintestinal e as interações foram mais frequentes com os medicamentos de ação cardiovascular. Dentro do contexto da farmacoepidemiologia, o profissional farmacêutico pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e evitar gastos desnecessários devido à terapêuticas errôneas e mal avaliadas.
Descrição: SANTOS, R. M. dos. Uso de medicamentos por pacientes idosos internados em um hospital filantrópico. 2010. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1738
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rômulo Moreira dos Santos.pdfRômulo Moreira dos Santos795.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.