Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1740
Título: Fatores de risco cardiovascular em adolescentes obesos
Autor(es): Leal, Adriana Amorim de Farias
Palavras-chave: Obesidade
Risco cardiovascular
Adolescente
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: Fundamento. O risco cardiovascular é diretamente proporcional ao grau de obesidade. Os adolescentes obesos apresentam um perfil cardiometabólico compatível com o desenvolvimento precoce de doenças cardiovasculares, isto é, pressão arterial, triglicerídeos e glicemia de jejum significativamente elevados e colesterol HDL expressivamente baixo. Objetivos. Identificar a prevalência de alguns fatores de risco que predispõem às doenças cardiovasculares em adolescentes obesos atendidos no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, no Município de Campina Grande – PB. Métodos. Foi realizado um estudo transversal com 120 adolescentes obesos (75 moças e 45 rapazes), com idade entre 10 e 19 anos incompletos. O Índice de Massa Corpórea foi calculado para diagnosticar os adolescentes em condição de obesidade. Foram quantificados os seguintes fatores de risco cardiovascular: Pressão arterial sistólica e/ou diastólica elevadas; circunferência abdominal ≥ percentil 90; glicemia de jejum ≥ 100 mg/dL; triglicerídeos ≥ 130 mg/dL; colesterol total ≥ 170 mg/dL; HDL< 45 mg/dL; LDL ≥ 130 mg/dL e histórico positivo de evento cardiovascular. Resultados. Foram identificados 67 adolescentes com pressão arterial sistólica (PAS) e/ou diastólica (PAD) no percentil ≥ 95, determinando uma prevalência de hipertensão arterial sistêmica de 55,9%. Com relação aos demais fatores de risco estudados, foram encontradas as seguintes prevalências: 80,0% com valor alterado da circunferência abdominal, 1,7 % com hiperglicemia, 44,2% com hipertrigliceridemia, 39,2% com hipercolesterolemia, 83,3% com colesterol HDL baixo e 97,5% com histórico familiar de evento cardiovascular. Quanto ao número de fatores de risco cardiovascular, observou-se maior prevalência de adolescentes obesos apresentando de 4 a 6 fatores de risco (62,5%). Constatou-se, ainda, que dos 75 indivíduos que apresentaram entre 4 a 6 fatores de risco, 58 encontravam-se com IMC igual ou acima do percentil 97 (obesidade grave). Conclusões. Os resultados apontados nesse estudo, especialmente as elevadas prevalências de HDL baixo e de evento cardiovascular na família, ressaltam a importância da detecção e do controle dos fatores de risco cardiovascular, exigindo a adoção de medidas de promoção e proteção à saúde, além de diagnóstico precoce e do tratamento adequado para essa faixa etária.
Descrição: LEAL, A. A. de F. Fatores de risco cardiovascular em adolescentes obesos. 2010. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1740
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Amorim de Farias Leal.pdfAdriana Amorim de Farias Leal563.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.